História, perguntado por izabeliicouto, 10 meses atrás

destaque as revoltas nativistas que marcaram a reação dos colonos brasileiros ao controle metropolitano. ME AJUDEM TENHO PROVA AMANHÃ!!!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por umdiadeboneca
2

Durante muito tempo, as rebeliões coloniais acontecidas no Brasil foram interpretadas por meio de parâmetros que escapavam da natureza assumida pelas experiências que foram historicamente desenvolvidas.

Ainda hoje, sabemos que algumas pessoas aprendem ou interpretam as rebeliões coloniais em bloco, julgando, quase sempre, todos os eventos como uma prova incontestável do desejo e da luta pela romântica e patriótica autonomia política da nação.De fato, várias revoltas, motins e conspirações marcaram o nosso passado colonial e revelavam a insatisfação dos colonos e a dificuldade de controle por parte das forças metropolitanas. Contudo, dizer que eles lutavam pela autonomia do nosso povo ou defendiam a construção de uma nação autônoma incorre em um grande equívoco. Afinal de contas, as ideias de povo ou nação brasileira nem sequer eram debatidos nos meios intelectuais da época.Observando os primeiros conflitos ocorridos na colônia, observamos que a intenção fundamental era a de promover algumas mudanças nas exigências e práticas impostas pela metrópole. Em nenhum momento, as primeiras grandes revoltas, acontecidas entre os séculos XVII e XVIII, pretendiam extinguir o pacto colonial ou estabelecer a independência da América Portuguesa.As revoltas nativistas foram um conjunto de movimentos locais que geraram conflitos entre o Brasil Colônia e Portugal.

O termo nativista provém da ideia de “nativismo”, que é o sentimento de apego e defesa pela terra em que nasceu. Esses movimentos expressavam o descontentamento da aristocracia rural da colônia, incluindo donos de terras e escravos, perante a Coroa Portuguesa.

Os primeiros conflitos foram a Aclamação de Amador Bueno da Ribeira como rei de São Paulo; a Revolta dos irmãos Beckman, ocorrida no Maranhão; a guerra dos Emboabas, em Minas Gerais; a Guerra dos Mascates, em Pernambuco; e de Filipe Santos

Perguntas interessantes
Matemática, 10 meses atrás