“Desta forma os CAPSad, assim como os demais dispositivos desta rede, devem fazer uso deliberado e eficaz dos conceitos de território e rede, bem como da lógica ampliada de redução de danos, realizando uma procura ativa e sistemática das necessidades a serem atendidas de forma integrada ao meio cultural e à comunidade em que estão inseridos, e de acordo com os princípios da Reforma Psiquiátrica” (BRASIL, 2005, s/p) .
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Reforma Psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. Brasília, 2005. Disponível em Acesso em 15/05/2018.
Sobre a lógica da Redução de Danos, marque a opção correta:
Escolha uma:
a.
A estratégia de redução de danos sociais reconhece cada usuário em suas singularidades, traçando com ele estratégias que estão voltadas para a defesa de sua vida.
b.
Um dos pontos negativos da abordagem de Redução de Danos é que tal lógica acaba fazendo com que o usuário se individualize, optando pela não participação e pela desmobilização social.
c.
Essa lógica implica um conjunto de intervenções de saúde pública que visam ampliar as consequências negativas do uso de álcool e outras drogas.
d.
O principal ponto positivo da lógica de redução de danos é o isolamento dos pacientes pois, desse modo, evita-se que o mesmo volte a fazer uso de drogas a praticar crimes.
e.
A abordagem de Redução de Danos permite que as práticas de saúde julguem corretamente as principais demandas da maioria dos usuários.
Soluções para a tarefa
Respondido por
77
A estratégia de redução de danos sociais reconhece cada usuário em suas singularidades, traçando com ele estratégias que estão voltadas para a defesa de sua vida. Correto
verificado pelo AVA
Respondido por
18
No escopo das políticas de saúde mental para usuários de álcool e outras drogas, destaca-se a abordagem de Redução de Danos. Correto
Conferida pelo AVA
Luketense:
essa alternativa é de outra questão
Perguntas interessantes