ENEM, perguntado por rosafalmeida, 6 meses atrás


Desreguladores endócrinos e desenvolvimento puberal humano
Os desreguladores endócrinos exercem seu efeito por diversos mecanismos: ligação ao receptor hormonal, ação direta nas vias de sinalização celular e neuroendócrina, supressão da síntese hormonal ou efeito tóxico direto em órgãos específicos. Podem atuar no sistema endócrino de maneira agonista ou antagonista e influenciar o desenvolvimento puberal por seu efeito estrogênico, antiestrogênico, androgênico, antiandrogênico ou por ação direta no GnRH. De acordo com o seu mecanismo de ação, os desreguladores endócrinos poderão levar ao desenvolvimento de puberdade precoce, puberdade atrasada ou distúrbios da diferenciação sexual. A classificação de alguns desreguladores endócrinos de acordo com o seu mecanismo de ação é mostrada no quadro.

O tempo de exposição, a dose e o período de exposição serão importantes na determinação da disfunção apresentada, com efeitos adversos negativos mais intensos à medida que a dose e a duração da exposição aumentam. Além disso, a exposição durante fases críticas do desenvolvimento, como o período intrauterino e neonatal, será potencialmente mais deletéria e poderá trazer danos irreversíveis. As consequências podem não ser aparentes no momento da exposição e se manifestarem mais tardiamente na vida.

Referência: VALADARES, L. P.; PFEILSTICKER, A. C. V. Desreguladores endócrinos e desenvolvimento puberal humano. Brasília Med 2012;49(3):189-194.

De acordo com as informações, assinale a alternativa correta, sobre qual ação que excesso de estrogênio, que pode ser devido aos desreguladores apresentados no texto, são capazes de causar em crianças do sexo feminino.

Alternativas

Alternativa 1:
produção de leite nas glândulas mamárias.

Alternativa 2:
aumento da produção de testosterona as células de Leydig nos ovários, aumentando a massa muscular de desenvolvimento de voz grave.

Alternativa 3:
desenvolvimento de ovário policístico, estimulando a liberação de vários óvulos no período fértil, aumentando as chances de gravidez de gêmeos.

Alternativa 4:
aborto espontâneo em gestantes, por estimular o processo de descamação do endométrio do útero (menstruação).

Soluções para a tarefa

Respondido por casamentoemoutubro22
0

Resposta:

Explicação:

Respondido por pessoalludimila
0

Resposta: ALTERNATIVA 5

Explicação: Excesso de estrogênio ou a testosterona, que desencadeiam a puberdade. Na puberdade precoce periférica, a liberação do estrogênio ou da testosterona (e de hormônios semelhantes à testosterona chamados de andrógenos) não é estimulada pelas gonadotrofinas a partir da hipófise. Ao contrário, concentrações elevadas de andrógenos ou de estrogênio são produzidas por um tumor ou outra anomalia na glândula adrenal ou em um testículo ou ovário imaturos. Esses hormônios não causam propriamente o amadurecimento dos testículos ou dos ovários, mas desencadeiam o desenvolvimento das características sexuais secundárias. Uma vez que tanto os meninos como as meninas podem produzir estrogênio ou andrógeno, as mudanças físicas da puberdade dependem do hormônio produzido em vez do sexo da criança. Assim, os tumores e anomalias que produzem o estrogênio resultam no crescimento de tecido mamário em meninos e meninas, enquanto aqueles que produzem andrógenos resultam no crescimento de pelos púbicos e nas axilas, odor corporal adulto e acne em meninos e meninas e, nos meninos, no aumento do tamanho do pênis (mas não dos testículos).

Perguntas interessantes