Português, perguntado por luizarodriguesdebarr, 4 meses atrás

desigualdade social redação​

Soluções para a tarefa

Respondido por SamWong
2

Resposta:

A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A  pobreza  existe  em  todos  os  países,  pobres  ou  ricos,  mas  a  desigualdade  social  é  um  fenômeno  que  ocorre principalmente em países não desenvolvidos.

O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde  desigualdade de oportunidade,  resultado, etc., até desigualdade  de  escolaridade,  de  renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de  renda. No Brasil, a desigualdade  social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade), porém esta ainda é gritante.

As desigualdades sociais e econômicas fazem parte de todos os países, independentemente de ser rico ou pobre, embora seja mais efetivo em nações subdesenvolvidas que sofrem com as consequências oriundas do período  colonial.  São  várias  as  causas  que  contribuem  para  a  condição  de  subdesenvolvimento  em  que  se encontram muitos países. Dentre elas, as principais são:

-Disparidade  em  relação  à  distribuição  da  renda,  ou  seja,  uma  grande  parcela  da  população  recebe baixos rendimentos, o que contribui para o agravamento da pobreza. Geralmente a riqueza permanece nas mãos de uma minoria, enquanto a maioria vive com sérios problemas sociais.

Explicação: Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes