História, perguntado por luisfelipecastilho, 7 meses atrás

Desigualdade como legado da escravidão no Brasil

Trazidos da África desde o início do século XVI, trabalhadores escravos negros tiveram importante papel na economia do Brasil até o século XIX e ajudaram a compor nossa cultura. Embora os números da chamada “diáspora africana” não sejam precisos, é consenso que nosso país foi o destino mais frequente dos milhões de homens e mulheres feitos cativos no continente africano, por mais de trezentos anos. “As relações escravistas no Brasil foram complexas e seus impactos culturais são inúmeros”, afirma Leandro Jorge Daronco, doutor em História e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IF – Campus Santa Rosa, RS).

É preciso lançar pelo menos dois olhares sobre os legados da escravidão no Brasil, segundo o historiador. O primeiro ponto seria os aspectos formadores da cultura, da identidade e da etnicidade brasileiras, pois o negro africano constitui um dos pilares étnicos de nossa formação social e cultural. Sua contribuição está imbricada na cultura geral, na religiosidade, na multiculturalidade étnica, na culinária, na musicalidade, na dança e nas demais expressões artísticas.

O segundo ponto seria a presença determinante do trabalho negro nos principais ciclos produtivos da história brasileira: açúcar, ouro, pecuária, café, entre outros. O escravo tornou-se imprescindível ao funcionamento da colônia e, mais tarde, do Brasil Imperial. Ao mesmo tempo, a escravidão produziu mazelas históricas em nosso país que dificilmente poderão ser reparadas. Uma dessas marcas é a segregação étnico-racial.

[...]a ) De acordo com Leandro Daronco, quais são os dois olhares sobre os legados da escravidão que devem ser considerados?



b) Qual mazela histórica da escravidão Daronco afirma ser difícil ser reparada no Brasil? Você concorda com a opinião do historiador? Justifique sua resposta.​

Soluções para a tarefa

Respondido por joaomarcelo1738
50

Explicação:

a)O primeiro ponto seria os aspectos formadores da cultura, da identidade e da etnicidade brasileiras O segundo ponto seria a presença determinante do trabalho negro nos principais ciclos produtivos da história brasileira

b) A segregação étnico-racial.


luisfelipecastilho: valeu aí ajudou bastante
Perguntas interessantes