desenvolvimento do capitalismo na Inglaterra
Soluções para a tarefa
Resposta:
Segue o seguinte raciocínio:
Capitalismo: São valores primordiais do capitalismo: fluxo, que está associado a liberdade; propriedade privada, lucro e acumulação de capitais.
Na história...
Crise do feudalismo
O mundo feudal, muito ruralizado na Alta Idade Média, retraído nas trocas comerciais, começava expandir o comércio na Baixa Idade Média, no centros urbanos, através de feiras.
Assim, os comerciantes - burgueses - aumentavam o seu poder econômico e ,consequentemente, um pouco mais o seu poder político.
Mercantilismo
Valores mercantilistas: acúmulo de metais preciosos, balança comercial favorável
Esse foi caracterizado como uma das primeiras fases capitalismo - capitalismo comercial - a Inglaterra adotou essa política.
Iluminismo
Os pensadores iluministas possuem em comum a ideia da liberdade. Isso se aplicou também com a economia. Como exemplo, destacou-se o fiósofo Adam Smith, na obra a Riquesa das Nações, argumentando sobre a mão invisível e regula o mercado, contribuindo para a ideia da baixa intervenção do Estado na economia - liberalismo econômico
Dessa forma, o iluminismo influenciou para que houvesse maior fluidez no comércio.
Revolução Industrial
A Inglaterra, pioneira da Revolução Industrial, influenciou para que houvesse o fenômeno da mecanização. Com isso, as consequências são aumento da produtividade e também mais lucro.
Posteriormente a primeira Revolução Industrial, a Inglaterra passou pelas outras fases do desenvolvimento do capitalismo, capitalismo monopolista - monopólios, holdins, trustes - e capitalismo informacional, que vem até os dias de hoje, com a tecnologia de ponta.