Desenvolvimento
⦁Dever e liberdade
O dever se resulta da consciência da obrigação moral se relaciona com a ética pois se refere as ações ou formas de comportamento que tem sido estabelecida para determinadas situações. O dever é algo que corresponde por ser feito, mas que uma pessoa pode deixas de fazer caso não tenha preocupação com a ética moral
A liberdade é o direito de agir segundo seu livre arbítrio de acordo com sua própria vontade, independência do ser humano, poder de ter a autonomia, livre escolha que o indivíduo possui para expor suas ideias, o compromisso tem uma escolha livremente assumida.
⦁A Bússola e a Balança
Uma bússola interna nos ajuda a distinguir o bem do mal, o justo do injusto. E a balança é o senso de justiça que temos que averigua o "ponteiro" da bússola para saber se nossas ideias prevalecem sobre os outros ou até mesmo se há um fundo de ganância.
Voltando a agressão do início, o que faltou para as pessoas ao redor ao presenciar um ato, refletimos não só com a razão, mas também com sensibilidade etc. A bússola indica o que é melhor a ser feito, se a pessoa não souber o que fazer existe a balança. Já a balança seria a prevalência do que deve ser feito, em cada prato da balança vai o ato, o que pesa mais prevalência, no caso da agressão, o que mais pesou foi o fato de não ajudar.
⦁Valores: Relativos ou absolutos?
Bem, o que foi discutido até aqui, alguém poderia perguntar se os valores mudam com o tempo e o lugar, seriam eles relativos e não absolutos?
E se eles não nos deixam indiferentes ,mas, ao contrário, nos mobilizam em direção ao que desejamos
Muitos pensadores abordam essa questão mesmo a teoria dos valores tendo se tornado autônoma apenas no século XIX ,mas isso não significa que antes os valores não dispersassem interesse.
Ao fundamentarem os valores na metafísica os filósofos clássicos concluíram que são universais e absolutos, existem em si independente do sujeito que avalia. As críticas a metafísica foram ampliadas no mesmo século por immanuel kant ao concluir que não podemos conhecer o ser profundo das cousas, admitiu a incapacidade da razão de ter acesso à metafísica e como consequência se o ser não é mais o fundamento das nossas apreciações ,cabe ao sujeito assumir o peso e a responsabilidade dos seus valores.
⦁Análise
I. Bioética: A bioética preocupa-se com todas as situações de vida, especialmente dos seres humanos, que estejam em meio à diferentes escolhas moreis, mas diferente dos conceitos filosóficos que a antecederam a bioética se caracteriza pelo espírito não normativo, não imperativo e tem harmonia com o respeito à diferença moral da humanidade.
II. Eco ética: A eco ética ou ética ambiental é o ramo da ética que se refere as relações do ser humano com a natureza, se dedica à sustentabilidade e ás consequências da exploração dos recursos naturais; Ex: poluição industrial, esgotamento de recursos naturais, agressões que provocam o desequilíbrio do ecossistema, e tudo aquilo que coloca em risco o destino do planeta. Até a segunda metade do século XX prevaleceu a ética antro Centrica, chamada assim por ser voltada apenas para o ser humano a partir daí a ecoética alargou as discussões éticas para além de seres humanos, comprometendo-se com a preservação da natureza e futuro do planeta.
III. Ética da responsabilidade: Na ética da responsabilidade o que faz um ato valer é o resultado. e não a intensão. Podemos afirmar que a ética da responsabilidade corresponde às decisões tomadas por aqueles que investem no poder, que devem fazer de tudo para manter a responsabilidade com a natureza.
IV. Ética dos negócios: A gestão da ética nos negócios e da relação de trabalho é um dos pilares de sustentação das empresas. As instituições que pretendem ter vida longa necessitam estabelecer relações éticas com todos os públicos.
alguém faz a conclusão pra mim???????
Soluções para a tarefa
Bom, lá vamos!
O dever advém da ética, ou seja, é submissa a moralidade. Peguemos um breve exemplo, muitas pessoas respeitam as outras por puro medo da critica da sociedade ou de perder certos privilégios. Todo, teoricamente, tem a liberdade, mas ela é incutida pelo dever, e logo pela ética. O exemplo disso seria o clássico adágio niilista, onde um niilista depois de matar uma pessoa, e coberto de remorso, prefere-se confessar com uma prostituta do que com um padre, por não admitir o dever!
Uma boa bússola, bem regulada e de boa marca sempre irá apontar para o norte, passem os anos, as décadas, os séculos, sempre irá apontar para o norte (no lugar onde estivermos). Por isso, podemos dizer, literalmente, que a bússola é instrumento de salvação, pois sempre nos mostrará o caminho, mas uma bússola ruim, e má regulada apontará para qualquer outro ponto cardeal (o erro) e nós levará a se perder. Se isso acontece, precisamos concerta-la, arrumando parte por parte, ou seja, a balança! Para medirmos o erro da bússola, que é o nosso norte.
Os valores são absolutos, o certo no Brasil, será o certo no Japão, que será o certo em Portugal e assim sucessivamente. Por exemplo: matar é um erro! E será errado tanto aqui, quanto lá! O que pode ocorrer são divergências de opiniões, mas o valor seria como o sol é o sol, e o sol é o centro das coisas! O que pode acontecer, é que posso embasar meus valores ao amanhecer (quando o sol está parcialmente exposto), a pino (onde está completo), ao entardecer (onde está parcialmente exposto) ou a noite (onde não existe).
(O paragrafo sobre valores responde também sobre o da Bioética)
A Eco Ética amplia o conceito de ética (exposto no primeiro paragrafo), enquanto da forma de agir do homem em seu meio social, pois se refere também à sua maneira de agir em relação à natureza. Considera que a conservação da vida humana está intrinsecamente ligada à conservação da vida de todos os seres, e matar qualquer ser, seria um atentado a ética.
Na Ética da responsabilidade poderíamos resumir com a famosa frase: “Os meios justificam os fins!” Segundo essa ética, um homem para ficar rico, pode roubar um banco (mesmo que isso seja antiético).
A Ética nos negócios refere-se a questão do negociante: será que deve trapacear nos negócios, atender todos iguais?, etc.
Bom, eu tentei fazer o máximo que pude para ajudar-te! Não sei se ficou certo, expressei o resumo de todos os parágrafos!
Espero ter ajudado! ;)