Biologia, perguntado por Usuário anônimo, 9 meses atrás

desenvolvimento da manufatura aditiva

Soluções para a tarefa

Respondido por frosto9
3

Resposta:

coloca como melhor resposta

Explicação:

A manufatura aditiva é um dos pilares da Indústria 4.0 e promete revolucionar ainda mais o mercado global por meio de produtos altamente tecnológicos e inovadores.

 

Como um dos pilares da quarta revolução industrial, a Manufatura Aditiva chegou para transformar o modo com que os produtos são fabricados. Segundo um relatório da a IFI CLAIMS Patent Services, esse tipo de tecnologia cresceu 40% entre os anos de 2014 e 2019.

Marcados pela Revolução Industrial, os processos tradicionais de manufatura, como o forjamento, soldagem, fundição e torneamento trouxeram inúmeros benefícios para a humanidade ao longo dos anos.

Se quando a atividade predominante era o artesanato, um produto poderia demorar meses para ficar pronto, com o advento da manufatura tornou-se possível otimizar significativamente a produção industrial.

Todavia, a humanidade sempre esteve em busca de processos mais rápidos e com um maior nível de perfeição, o que possibilitou o surgimento de um novo tipo de processo: a Manufatura Aditiva.

Então, vamos lá! Continue lendo este artigo e saiba o que é Manufatura Aditiva, como funciona e quais as suas principais aplicações.

 

O que é Manufatura Aditiva?

 

A Manufatura Aditiva, também conhecida como impressão 3D, configura-se como a confecção de objetos de geometria complexa a partir de um desenho elaborado no computador.

Esse tipo de tecnologia não é tão recente quanto parece, surgiu a cerca de 30 anos. Contudo, inicialmente a impressão 3D foi mais utilizada para a criação de protótipos e estudo de determinados conceitos.

Hoje, com a popularização deste tipo de manufatura avançada, essa invenção tecnológica se tornou importante em diversos setores da economia. A impressão 3D mostra resultados expressivos, desde o setor da saúde ao setor automotivo e aeronáutico.

 

Como funciona o processo de Manufatura Aditiva

 

A elaboração de uma peça por meio da Manufatura Aditiva é bem semelhante ao de uma impressão comum, em 2D. Porém, ao invés de tinta é utilizado uma espécie de pó, gel ou algum filamento de metal ou plástico.

Durante o processo de confecção dessas peças, o material escolhido é adicionado em camadas, a fim de garantir que a matéria prima seja aproveitada ao máximo.

Na Manufatura Aditiva, os projetos são criados a partir de programas de modelagem 3D, como AutoCAD, SolidWorks, Sketchup, 3ds Max, Meshmixer, TinkerCAD, entre outros.

E, de acordo com o que foi elaborado nesses programas de desenho, é possível criar um objeto por meio da impressora 3D.

Se você quiser entender ainda mais sobre como funcionam os processos de manufatura, temos uma aula para você aprofundar seus conhecimentos

Perguntas interessantes