ENEM, perguntado por laalima, 1 ano atrás

desenvolvimento científico e tecnológico, assim como a necessidade de buscar curas e tratamentos para novas doenças, fizeram com que os estudos e a aplicação clínica dos conhecimentos de farmacognosia evoluíssem bastante nos últimos anos. Assim, as pesquisas também evoluíram, surgindo diferentes caminhos na busca de fármacos naturais de origem vegetal. Considerando as diferentes abordagens científicas no estudo da farmacognosia, analise as seguintes afirmativas: I- Abordagem randômica compreende a coleta de plantas escolhidas ao acaso, que posteriormente são submetidas as triagens fitoquímicas e farmacológicas. Apesar desta abordagem ser aleatória, mas nem por isso deixa ter seus critérios de realização que são determinados por cada desenho de estudo adotado. II- Abordagem quimiotaxonômica ou filogenética se baseia na seleção de espécies de uma família ou gênero de plantas das quais, pelo menos uma das espécies possua algum estudo fitoquímico que tenha despertado interesse. Essa abordagem é bastante

Soluções para a tarefa

Respondido por lidiarabelox67
2
Creio que I seja verdadeira, pois o fato da seleção ser aleatoria proporcionar mais possibilidades.
Respondido por Acaro
0

Resposta:

Somente as afirmativas I e II estão corretas.

Explicação:

Faltou o restante da questão:

I- Abordagem randômica compreende a coleta de plantas escolhidas ao acaso, que posteriormente são submetidas as triagens fitoquímicas e farmacológicas. Apesar desta abordagem ser aleatória, mas nem por isso deixa ter seus critérios de realização que são determinados por cada desenho de estudo adotado. (CORRETO)

II- Abordagem quimiotaxonômica ou filogenética se baseia na seleção de espécies de uma família ou gênero de plantas das quais, pelo menos uma das espécies possua algum estudo fitoquímico que tenha despertado interesse. Essa abordagem é bastante utilizada quando um ativo de interesse possui mais espécies da mesma família ou grupo, além de descobrir possíveis variações de concentração e qualidade de ativos em espécies diferentes, pertencentes a grupos ou família comuns. (CORRETO)

III- Abordagem etnofarmacológica ou etnodirigida utiliza como premissa básica o conhecimento prévio sobre as espécies vegetais. Nela as espécies são selecionadas de acordo com a indicação de grupos populacionais aleatórios, no qual a importância do conhecimento construído localmente pelas comunidades ou etnias locais não impactam na relação dos recursos naturais e na aplicação em seus processos de saúde e doença. (ERRADO)

IV- Entre as abordagens citadas, a abordagem etnofarmacológica ou etnodirigida apresenta-se como menor destaque, pois tem-se apresentado resultados contraditórios com relação ao tempo de pesquisa e aos custos envolvidos na coleta de informações, com poucas chances de identificação de ativos de interesse farmacológico. (ERRADO)

Perguntas interessantes