desenvolveu um texto curto apresentando possibilidade de construção de conhecimento por meio de especificidades afetivas emocionais sociais e cognitivas das Crianças observando suas ações durante o brincar, suas atitudes e palavras
Soluções para a tarefa
Uma ótima alternativa para esse estudo está no uso da ludicidade como ferramenta para o desenvolvimento:
É importante que o educador trabalhe o ato de brincar como uma atividade construtiva para o processo de conhecimento, indo além das barreiras limitadas da memorização do ensino, trazendo dinamismo para as aulas, e, auxiliando os alunos a buscar formas de introduzir esse aprendizado em seu cotidiano.
Além de criar experiências coletivas com os demais alunos em sala, possa desenvolver habilidades para a realização da atividade.
Por isso, em sala de aula, o caráter lúdico dialoga com o prazer no ato de aprender sobre determinado assunto, por isso, a alternativa que fala do brincar é a correta.
Resposta:
Desenvolva um texto curto apresentando possibilidades de construção de conhecimento por meio de especificidades afetivas, emocionais, e cognitivas das crianças, observando suas ações durante o brincar, suas atitudes e palavras.
Explicação:
É de fundamental importância que o educador trabalhe o ato de brincar como uma atividade construtiva para o processo de conhecimento, indo além das barreiras limitadas da memorização do ensino, trazendo dinamismo para as aulas, e, auxiliando os alunos a buscar formas de introduzir esse aprendizado em seu cotidiano. As brincadeiras e jogos infantis têm as suas características de evolução, que se desenvolvem de acordo com cada fase a qual é inserida. Desde o período sensório-motor, que a criança ao explorar o espaço e descobri-lo ao jogar com regras no período pré-operatório já realiza brincadeiras sociais.
A partir dos dois anos de idade, as crianças estão muito interessadas em atividades que permitam a representação plástica. A formação de conceitos acontece através da observação e a análise da realidade, habilidade manual, imaginação e fantasia, musicalização, entre outros.
Os discentes aprenderão os procedimentos (conjunto de ações ordenados e orientados para a execução de uma meta) de pintura, desenho, gravura, modelagem, colagem etc. quando executados. O docente têm o papel de mediador com a oportunidade constante de apoiar os alunos em seus afazeres, levando à autonomia progressiva na execução das tarefas.Além de criar experiências coletivas com os demais alunos em sala para que possa desenvolver habilidades e realização da atividade.
A criança desenvolve uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepções desenvolvendo-a de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, e éticas e construção da sua identidade.
Conclui-se que toda criança têm o direito de brincar e isso acarreta no seu desenvolvimento físico e intelectual. Através do brincar exercita o cognitivo melhorando o processo de aprendizagem, estabelece relações sociais, produz e compartilha suas emoções.