Desenvolveu "as regras do pensamento correto, por meio do encadeamento das proposições e das ligações dos conceitos mais gerais para os menos gerais, de forma a garantir o rigor da demonstração. Nesse processo, estabelece as leis do silogismo, o que delineará de maneira marcante a tendência do seu pensamento em privilegiar a argumentação dedutiva" (ARANHA, Maria L de A.; MARTINS, Maria H. Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1991.p.49) Considere seus conhecimentos sobre o pensamento dos filósofos clássico: No texto acima, as ideias apresentadas são do filósofo: Assinale a alternativa correta. A. Pitágoras. B. Lou Marinoff. C. Aristóteles. D. Tales de Mileto. E. Heráclito.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ARISTOTELES
Explicação:
Sobre o pensamento do filósofo clássico que estabeleceu as leis do silogismo, o que delineará de maneira marcante a tendência do seu pensamento em privilegiar a argumentação dedutiva:
C. Aristóteles
Aristóteles defende a existência de um único mundo: este em que vivemos. O que está além de nossa experiência sensível não pode ser nada para nós.
Para Aristóteles, a Lógica é um instrumento, uma introdução para as ciências e para o conhecimento e baseia-se no silogismo, o raciocínio formalmente estruturado que supõe certas premissas colocadas previamente para que haja uma conclusão necessária.
O silogismo privilegia a argumentação dedutiva: parte do universal para o particular. Dessa forma, se forem verdadeiras as premissas, a conclusão, logicamente, também o será.
Bons estudos!