Desenvolva uma Pesquisa sobre o Darwinismo Social e defina através dela quais os reflexos que essa teoria eurocentrista ainda exerce com relação ao racismo estrutural que vivemos até hoje.
ALGUÉM CONSEGUE FAZER PRA MIM PFV? É SÓ ATÉ HOJE--
Soluções para a tarefa
Resposta:
O presente trabalho busca explicitar o pensamento intelectual brasileiro que fomentou preconceitos que se cristalizaram nas consciências e até os dias de hoje perseguem as camadas populares brasileiras, em todos os setores da sociedade, inclusive na escola. Assim, tem-se por objetivo evidenciar a influência do darwinismo social, da eugenia e do racismo "científico" nas principais idéias de alguns intelectuais brasileiros, que no final do século XIX e meados do século XX foram responsáveis pela introdução da justificativa científica do preconceito racial e social no Brasil.
Explicação:
espero ter ajudado
Bom Dia!
Tudo Bem? Espero que sim.
Vamos lá...
Darwinismo social
Darwinismo social é a teoria da evolução da sociedade. Recebe esse nome uma vez que se baseia no Darwinismo, que é a teoria da evolução desenvolvida por Charles Darwin (1808-1882), no século XIX.
Este estudo social foi desenvolvido entre os séculos XIX e XX pelo filósofo inglês Herbert Spencer (1820-1903), que antes de Darwin pensou no tema da evolução.
-Significado de Darwinismo
O darwinismo social acredita na premissa da existência de sociedades superiores às outras.
Nessa condição, as que se sobressaem física e intelectualmente devem e acabam por se tornar as governantes.
Por outro lado, as outras - menos aptas - deixariam de existir porque não eram capazes de acompanhar a linha evolutiva da sociedade.
Assim, elas entrariam em extinção acompanhando o princípio de seleção natural da Teoria da Evolução.
- Darwinismo Social e Racismo
Em virtude de ser uma teoria que considera a sociedade em raça superior e raça inferior - a chamada superioridade racial, o darwinismo social - que tem também como base ideais nacionalistas - consiste em um pensamento preconceituoso e racista.
Deste modo, acreditava que se os europeus eram tão bons dominadores esse fato decorria de a sua raça ser superior às demais.
Da mesma forma, o monopólio do comércio acompanhado pelos progressos científicos e tecnológicos era reflexo dos povos capacitados para essa situação.
Enquanto isso, os países que ficaram limitados ao fornecimento de mão-de-obra seriam inferiores, os menos capazes.
Lembre-se não copie isso, pois se for um trabalho sua/seu professor/a. Pega o testo e joga no Google e vai aparecer exatamente o que eu escrevi (dai você tira zero), por ser plágio
Mas, vou dar uma DICA... Leia o texto, interprete-o e escreva com suas palavras/ou mundando as palavras. Vai ser bem mais fácil :)
Bons Estudos!
Espero ter ajudado!
Se for possível, marca como melhor resposta. Por Favor