Desenvolva um texto dissertativo argumentativo com o tema “ a história da educação no Brasil “
Soluções para a tarefa
A História da Educação no Brasil
.
A história da Educação no Brasil começou em 1549 quando chegou os jesuítas , fundando colégios para educar os filhos dos colonos e catequizar os índios .
Era Educação para os homens , e as mulheres eram educadas somente para a vida doméstica e religiosa , em casa .
Com a expulsão dos jesuítas do Brasil em 1750 , o Marquês do Pombal, que fez uma remodelação total do sistema de ensino brasileiro a religião saiu dos currículos , e entraram matérias mais práticas para o dia a dia escolar .
Em 1808 com a presença da coroa portuguesa no Brasil surgiu algumas escolas de ensino superior , para os filhos dos nobres portugueses e da aristocracia brasileira.
As escolas foram criadas em todas as vilas e cidades e o ensino primário passou público misto e obrigatório em 1827
A partir da a década de 1920 surgiu a chamada Escola Nova que tentou tornar a educação mais prática e inclusiva e adotando um modelo mais moderno de ensino .
A Constituição de 1934 foi a primeira a incluir em seu texto um capítulo inteiro sobre a educação. , mas só em 1961, foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que institui um núcleo de disciplinas comuns e um sistema de ensino mais parecido com o atual , com muita participação das mulheres no ensino .
Apenas em 1996, entra em vigor o Ensino Fundamental e Ensino Médio como Educação Básica , e a Educação infantil .
Nosso ensino avança pouco o magistério e as estrutura das escolas são atrasadas .
Temos escolas ótimas, mas em várias regiões do país escolas precárias .
Precisamos valorizar O PROFESSOR pois é através dele que teremos maior qualidade do ensino.
a história da educação no Brasil
A história da educação no Brasil começou em 1549 com a chegada dos primeiros padres jesuítas, inaugurando uma fase que haveria de deixar marcas profundas na cultura e civilização do país. ... João VI, importante em muitos aspectos, voltou-se para as necessidades imediatas da corte portuguesa no Brasil.
Mesmo assim, O ensino no período Imperial foi organizado em três níveis: primário, secundário e superior. O primário era somente para ensinar ler e escrever, o secundário se manteve nas aulas régias e o ensino superior voltado para as elites.
Nos primeiros anos do nosso país a educação era aquela promovida pelos Jesuítas. Alterou-se para pior com a expulsão da Companhia de Jesus, permanecendo inalterada até a chegada da Família real, em 1808, e somente se incrementou e estruturou a partir da década
Como resolver o problema da educação no Brasil
Respeitar o patrimônio da Família e do Professor.
A educação formal atualizada e dinâmica.
Garantir infraestrutura básica para atendimento dos alunos.
Valorizar o professor e implementar a meritocracia ao docente.
Implementar eleição direta para diretor – como formação mínima.
Autonomia administrativa e financeira.
espero ter ajudado!!