Desenvolva um breve resumo histórico de cada meio eletrônico de comunicação de massa, considerando sua origem no mundo e no Brasil.
Soluções para a tarefa
Meios de Comunicação
Os meios de comunicação abrangem o que se entende por veículos cuja função devem informar o cidadão. Ou seja, o de difusão da informação/ideias entre os homens e mulheres que compõem uma sociedade.
Rádio, televisão, jornais, internet, revistas, cinema, telefone (smartphone) são apenas alguns exemplos. O desenvolvimento da tecnologia influenciou diretamente na evolução desses meios.
A ciência e a tecnologia trouxeram novos rumos aos meios de comunicação de massa. Com o avanço, a possibilidade de difusão de informação cresceu, as distâncias do mundo se encurtaram e tornou-se globalizado.
meios de comunicação
Mídia: internet, televisão, rádio, revistas e jornais. (Imagem: Reprodução)
Tipos de meios de comunicação
Os meios de comunicação podem ser divididos em dois tipos, sendo, basicamente:
Individual: onde há uso destinado na propagação entre um grupo restrito; determinado como comunicação interna. Exemplo: carta, telefone e internet (bate-papo).
Massa: quando o objetivo do uso é propagar uma ideia oriunda de um emissor a um grande número de receptores. Exemplo: televisão, rádio, jornal e internet (veículos).
História dos meios de comunicação
No conceito histórico, os meios de comunicação têm sua origem datada em meio à necessidade do ser humano em se comunicar. Pinturas rupestres, por exemplo, eram formas de alertar locais perigosos, caça, pesca, água e etc.
Ou seja, foi através de expressões artísticas visuais e verbais (alfabetos) que o ser humano passa a interagir/comunicar. Sendo algo da cultura humana, a comunicação é, para os homens, algo exclusivo no mundo animal.
Possuir uma linguagem permite perpetuar, evoluir e criar tradições. São informações perpassadas pelas gerações.
Tudo tem início, assim, a partir da escrita. Onde o papiro, os pergaminhos e, mais adiante, os livros eram objetos de uso para comunicar com gerações futuras.
Com a difusão da escrita, os correios surgem como o mais antigo meio de comunicação da história. Envio de documentos, relatos e escritos, a fim de comunicar a distância que fosse.
Antes utilizando animais, em muitos casos, para transportar as mensagens, foi com o surgimento do telégrafo que a tecnologia começa a inferir. No século XVIII, o instrumento funcional por eletroímãs e fios emitia impulsos carregados de mensagens.
Os meios de comunicação da era moderna
Os telégrafos foram o ponto de evolução dos meios de comunicação. A transmissão por códigos inventados por Samuel Morse (1791 – 1872) proporcionaram uma nova era nos meios.
Rádio e telefone, assim, foram as duas principais invenções do século XIX. Por meio de ondas eletromagnéticas, o rádio era algo impensável até anos atrás.
O entretenimento, a informação e a música passam a entrar no cotidiano da população. É importante ressaltar, ainda, a importância deste meio de comunicação durante os momentos de guerra.
Enquanto isso, o telefone representava o aprimoramento do telégrafo. Diferentemente do último, o telefone passou a ser um meio de comunicação regular, evoluindo com o passar do tempo.
Já no século XX, não há como negar que televisão e internet foram as grandes invenções. Seja para os meios de comunicação, seja para a sociedade como um todo.
A televisão representa a reprodução de som e imagem nunca antes visto. Enquanto isso, a internet representa a conexão global; a representante maior da globalização vivida atualmente.
Segundo pesquisas, a televisão segue sendo o meio de comunicação mais usufruído. Logo em diante, a internet por meio de computadores, tablets e telefones (smartphones).