desenhe e explique símbolos bíblicos do natal
Soluções para a tarefa
MANJEDOURA: lugar onde Jesus foi colocado por seus pais em uma manjedoura, que é onde se coloca alimentos para os animais (Lucas 2.7,12 e 16). A manjedoura é um símbolo de simplicidade do Natal. No caso do ‘menino Jesus’, não deve ser feita imagem com propósito de veneração ou qualquer representação de sua pessoa que possa indicar idolatria (Êxodo 20.4).
PASTORES:a presença dos pastores mostra que não era tempo de inverno como nos filmes americanos e alguns estudiosos supõem que seria outono1(Lucas 2.8-14). Os pastores representavam uma classe discriminada na sociedade judaica. Sua profissão era considerada imunda devido ao contato com animais (Levítico 5.2), e por isso não podiam entrar no templo2. Mas Deus os escolheu para serem os primeiros anunciantes da vinda do Salvador ao mundo (Lucas 2.17). Os pastores representam as pessoas simples e o dever de evangelizar através do Natal.
ANIMAIS: o estábulo onde José e Maria encontraram abrigo era um local onde ficam animais (Lucas 2.7). Além disso, a presença dos pastores indica que seus animais o acompanhavam (Lucas 2.8). Provavelmente estes animais seriam ovelhas, gado e animais de carga como cavalos, jumentos ou camelos, comuns para a época e região. Os animais simbolizam que a natureza exalta a Deus pela vinda do Salvador ao mundo no Natal.
PRESENTES: se tornou comum com o tempo o hábito de presentear no Natal. A base para esta prática veio do exemplo dos reis magos que presentearam a família de Jesus com “ouro, incenso e mirra” (Mateus 2.11). Este símbolos se torna controverso diante do capitalismo e do comércio no tempo do natal, mas se for motivo de solidariedade e demonstração de carinho ao doar presentes, pode também condizer com o sentido real do Natal. Os presentes são símbolo de que Jesus é o maior presente de Deus para a humanidade (João 3.16).
LUZES: a prática de iluminar as casas no período do Natal tem o sentido de que a vinda de Jesus trouxe a luz de Deus ao mundo (João 8.12). Já as velas, muitas pessoas se escandalizam pelo fato de acender velas se assemelhar muitos a cultos espíritas. Neste caso, se for para escandalizar o irmão é melhor não usar (II Coríntios 6.3). Mas sabemos que de nada adiante colocar lâmpadas ou velas em toda a casa se a verdadeira luz que é Jesus não estiver presente, tudo está em trevas (João 1.9). O significado das luzes é dizer que o Natal anuncia Jesus, a luz do mundo.
ÁRVORE: o pinheiro enfeitado é usado como símbolo de alegria e festa pela chegada do Messias. Contudo, esta tradição veio de culturas pagãs que celebravam o solstício de inverno3próximo ao dia 25 de dezembro e foi aderido como símbolo no cristianismo pelo monge Bonifácio4 na intenção de combater os costumes pagãos e ensinar sobre o Natal.
Resposta:
Coroa de advento
Coroa de advento com velas acesas
A coroa de advento é feita com ramos verdes e com quatro velas. Ela começa a ser exposta nas igrejas católicas um mês antes do Natal, sendo que uma vela é acesa todas as semanas. Os ramos dela simbolizam a espera do povo de Deus pela vinda do Messias.
Já as velas representam que o pecado está próximo de ser vencido e a confiança em Jesus, que é representado pela luz. Ela foi usada pela primeira vez em 1839 e surgiu para ajudar as crianças a contar o período até o natal.
Sinos
Sinos natalinos
Os sinos também são outro símbolo e elemento clássico das decorações de Natal. Ele serve para representar a anunciação do nascimento de Jesus Cristo e entrada na nova era do mundo.
O sino também servia para chamar as pessoas para se reunir para um acontecimento importante. Com o tempo o sino ganhou um lugar ainda mais especial por conta das inúmeras canções de Natal.
Ceia
A ceia, que é o costume de fazer um banquete com os familiares na véspera de Natal, surgiu de uma mistura de costumes cristãos com os dos povos que viviam na Europa. Na época pré-cristianização da Europa, os povos da região se reuniam durante o inverno para celebrar a fartura que tiveram durante o ano.
Com o tempo esse costume foi se misturando com as tradições cristãs. Dessa maneira ganhou o significado de comemoração pelo nascimento de Jesus.
Papai Noel
Papai noel lendo carta
O papai noel é representado por um velho de barba branca e que aparece vestido de vermelho e distribui presentes no dia de Natal para as crianças bem comportadas. Esse é um dos personagens mais lembrados no Natal e o que possui a origem mais curiosa.
A identidade do bom velhinho é atribuída ao Bispo São Nicolau Taumaturgo, que viveu na Turquia no século 4. Segundo as lendas, São Nicolau que é o padroeiro da Noruega, Rússia e Grécia tinha o costume de sair com um saco cheio de moedas. Os relatos da época diziam que ele jogava as moedas pelas chaminés ou janelas das casas de famílias necessitadas.
Dessa lenda surgiu a história de um velhinho que presenteava as crianças no Natal. Outra curiosidade é que até o final do século 19 a roupa do papai noel era vermelha ou verde. Em 1886 o cartunista alemão Thomas Nast desenhou o bom velhinho pela primeira vez nas cores que conhecemos. Essas cores se popularizaram em 1931, quando a Coca Cola fez uma campanha publicitária usando a arte de Nast.
Explicação:
marca com melhor