Deseja-se construir uma base de dados para armazenar informações sobre a produção científica de um conjunto de pesquisadores. Para cada pesquisador é necessário saber seu nome e a instituição em que trabalha (somente a atual), juntamente com as publicações de sua autoria. A instituição tem como identificador uma sigla. Além disso, a base de dados deve manter o nome e país da instituição. O pesquisador é identificado pela instituição e por um número sequencial que começa em "1" para cada instituição. Cada publicação é identificada por um número e tem um título e um ou mais pesquisadores como autor. Para cada publicação é necessário saber, ainda, que outras publicações ela referencia. Cabe observar que uma publicação pode ser referenciada por várias outras publicações. Há dois tipos de publicações: os trabalhos em anais de congressos e os artigos em periódicos. Para os trabalhos em anais de congressos, a base de dados deve armazenar, além do congresso em que ocorreu a publicação, os números de página (página inicial e final) correspondentes ao artigo dentro dos anais do congresso. Cada congresso é identificado por uma sigla e pelo ano em que ocorreu e é necessário conhecer o nome e o local em que ocorreu o congresso. Já para os artigos em periódicos, além dos números de página inicial e final, deseja-se saber o volume e o número da edição do periódico em que o artigo foi publicado. Cada periódico tem um identificador único, uma editora e um nome. Vários artigos podem ser publicados num mesmo congresso ou edição de periódico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 2: Analise o modelo ER abaixo. Nesta realidade modelada: (4.0 pontos)
A. É possível que um correntista possua uma conta em mais de uma agência? Justifique sua resposta.
Não. A realidade modelada em questão permite que um correntista esteja relacionado a mais de uma conta. No entanto, cada conta só pode estar associada a uma única agência.
B. Todas as contas possuem cheques? Justifique sua resposta.
Não. Nesta questão há dois pontos a serem mencionados. O primeiro deles é que todas as contas do tipo poupança não possuem cheques. O segundo é que existem contas do tipo corrente que também não possuem cheques ( cardinalidade mínima 0 na associação entre as entidades corrente cheque).
C. No modelo da questão anterior, seria possível modelar a entidade CHEQUE como uma entidade fraca? Justifique sua resposta.
Sim. Tendo em vista que um CHEQUE deve estar associado a uma única conta corrente (cardinalidade mínima 1), podemos supor que um cheque possua existência de uma conta. Logo, é possível.
D. Ainda sobre a questão anterior, descreva o tipo de relação existente entre as entidades Conta e as entidades Corrente e Poupança.
A conta Poupança é integrada e vinculada a conta corrente.
Com ela, correntistas podem realizar aplicações e resgates a partir da conta corrente, sem a necessidade de abertura de uma nova conta.
Explicação: