Desde sua sistematização, os direitos humanos sempre foram disputados por diferentes forças: a progressista, de um lado, e a conservadora de outro, por exemplo. "Em todos os lugares, direitos humanos são usados para defender minorias. E em todos os lugares direitos humanos são então tratados retoricamente como um plano partidário", afirma Samuel Moyn, o professor da Yale especialista em direitos humanos.
Ele explica que a esquerda e a direita, como ideias, têm origem na Revolução Francesa, quando os direitos humanos estavam associados à redefinição de o que significava ser um cidadão moderno. "Muitas pessoas prefeririam viver em uma sociedade em que os direitos humanos não precisassem ser garantidos, porque interferem na hierarquia da sociedade", afirma.
No século 18, diz Maira Zapater, professora de Direito Penal da FGV e doutora em Direitos Humanos pela USP, surge o posicionamento de que o Estado não tem o direito de tirar a vida, de restringir a liberdade religiosa ou a de ir e vir. A defesa dessas liberdades era encampada pela direita em seu início. "Os liberais, que falam que o Estado não deve intervir, são aqueles que historicamente defendiam o direito à liberdade" - portanto, os que, no início, defendiam direitos humanos.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.
I. Historicamente, o conceito de direitos humanos está associado ao discurso da esquerda, enquanto a direita sempre agiu visando coibir a proliferação desse ideal, considerado progressista.
II. A Revolução Francesa pode ser apontada como o momento do surgimento do conceito de direitos humanos, sendo este episódio histórico o responsável pela modernização do conceito de cidadania.
III. Foi durante o século 18 que passou-se a defender que princípios hoje básicos como a liberdade, o direito de ir e vir e o direito à vida não poderiam ser violados pelo Estado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
I e II, apenas.
Alternativa 5:
II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A alternativa correta é a Alternativa 5. O estudo dos direitos humanos é essencial que exista de modo a prezar pelos princípios básicos de direito a vida de modo que muitos valores são presados nesse âmbito como os mostrados na Revolução Francesa de igualdade, liberdade e fraternidade.
Assim, o desenvolvimento desse tipo de estudo é essencial pois se deve prezar antes de tudo pela vida para que seja necessário entender a importância dessa base teórica é necessário que haja um estudo sociológico profundo.
scorpiongarcia:
Só a III que é a correta.
Perguntas interessantes