Desde seu início, em 27 a.C., o Império Romano enfrentou graves problemas sociais. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. O Imperador ficou receoso de que pudesse acontecer alguma revolta nessa massa popular urbana empobrecida e adotou uma política pública que consistia em oferecer a eles gratuitamente alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios, onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta. Essa prática ficou conhecida por:
Soluções para a tarefa
Essa prática foi chamada como "politica de pão e circo" pão/alimento circo/ diversão, espero ter ajudado =)
A prática romana de distribuição gratuita de alimentos e diversão às classes pobres, era conhecida como Pão e Circo.
O Pão caracterizava-se pelo trigo distribuído de forma gratuita ou a preços baixos para a classe pobre. No entanto, apenas os inscritos nas listas frumentárias, tinham acesso ao alimento.
Por Circo, entendemos as apresentações no Circo Máximo, que mostravam as corridas de carros puxados por cavalos, que agradavam aos romanos, porém, eram perigosas e causavam inúmeros acidentes.
As lutas dos gladiadores eram outro sucesso entre a população de Roma, que apreciava o show de horrores entre homens, ou entre homens e animais selvagens, que só terminavam com a morte de um deles.
Aprenda mais sobre assuntos relacionados:
https://brainly.com.br/tarefa/5556937
Bons estudos!