ENEM, perguntado por Biancagbarrais8756, 11 meses atrás

Desde que tenhamos compreendido o significado da palavra “Deus”, sabemos, de imediato, que Deus existe. Com efeito, essa palavra designa uma coisa de tal ordem que não podemos conceber nada que lhe seja maior. Ora, o que existe na realidade e no pensamento é maior do que o que existe apenas no pensamento. Donde se segue que o objeto designado pela palavra “Deus”, que existe no pensamento, desde que se entenda essa palavra, também existe na realidade. Por conseguinte, a existência de Deus é evidente.TOMÁS DE AQUINO. Suma teológica. Rio de Janeiro: Loyola, 2002.O texto apresenta uma elaboração teórica de Tomás de Aquino caracterizada porO reiterar a ortodoxia religiosa contra os heréticos.© sustentar racionalmente doutrina alicerçada na fé.© explicar as virtudes teologais pela demonstração.© flexibilizar a interpretação oficial dos textos sagrados. © justificar pragmaticamente crença livre de dogmas.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
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O que Tomás de Aquino faz no trecho é aquilo que os filósofos chamam de Prova Ontológica da existência de Deus. A de Aquino, especificamente, tornou-se tão popular que ele foi posteriormente canonizado, passando a ser São Tomás de Aquino.

Estas provas, uma prática comum na filosofia escolástica, eram uma tentativa de compatibilizar a fé com a razão, mostrando ser racional professar a fé Cristã, com o objetivo de expandir o alcance da Igreja.

É correta a alternativa B.

Respondido por juscelino765
143

Resposta:

Resposta correta: letra B - sustentar racionalmente doutrina alicerçada na fé

Explicação:

- As alternativas “a”, “c”, “d” e “e” não estão corretas, vejamos porque: a linha filosófica que Tomás de Aquino seguia tinha alguns pressupostos bastante interessantes, e estas alternativas são contrárias a estes elementos por ele construídos. Por exemplo, a ideia de Aquino não era a difusão de uma doutrina religiosa de modo indiscriminado e ortodoxo, do mesmo modo que não tinha pretensões de comprovar a existência divina por meios “experimentais”. Aquino, diferente do que sugerem algumas dessas alternativas, era contrário à flexibilização da Bíblia e da crença fora do cristianismo. Sendo assim, só uma alternativa poderia responder corretamente a esta questão.

b) Resposta certíssima! Um dos pontos fortes da filosofia de Aquino era a construção de um pensamento minimamente racional  (em termos primários, já que a racionalização viria a se tornar forte somente alguns séculos depois) para a comprovação da existência divina. A fé, para Aquino, era mais do que uma necessidade, ela era a própria essência humana, e ele tenta provar isso através de um caminho lógico: se posso dizer a palavra “Deus” e sei o que ela significa, é lógico que Ele existe na realidade.

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