Filosofia, perguntado por cartoon2005, 7 meses atrás

Desde que surgiu o empirismo, no século XVII, muitos cientistas tem-se declarado ateus, simplesmente porque nas suas respectivas ciências não encontram como evidenciar a existência de Deus. De fato, na visão empirista, só é real o que podemos perceber pelos cinco sentidos, e sendo que Deus não pode ser assim percebido, não pode existir. Mas a tese de que só o que é perceptível pelos cinco sentidos é real não é uma evidência, mas uma fé. De fato, o que torna ser impossível de existir é o fato de contradizer alguma evidência e o fato de contradizer os grandes princípios da lógica. A existência de um Deus imperceptível aos cinco sentidos não contradiz alguma evidência que se possa ter, como a evidência de que existem estrelas, ou a de que existem pessoas, ou ainda a de que existem animais, e etc. Também não contradiz os grandes princípios da lógica, que são o princípio de identidade e o princípio da não contradição. De fato, o princípio de identidade diz que um ser é sempre igual a si mesmo. De fato, um Deus imperceptível aos cinco sentidos é apenas igual a si mesmo, e não diferente de si mesmo. O princípio de não contradição diz que um ser não pode ser e não ser algo, mas que ou é algo ou não é algo. De fato, não se diz que Deus existe e não existe, mas que apenas existe, e também não se diz que Deus é perceptível e não perceptivel aos cinco sentidos, mas que apenas é imperceptivel aos cinco sentidos. Assim, a existência de um Deus imperceptível aos cinco sentidos é possível, e assim,não é verdade que tudo o que não podemos perceber pelos cinco sentidos é impossível de existir.

Com base no texto, responda a seguinte questão: Por que se afirma no texto que um Deus imperceptível aos cinco sentidos pode existir?​

Soluções para a tarefa

Respondido por lidiapassos57
4

Resposta:

aos cinco sentidos é apenas igual a si mesmo e não diferente desse mesmo princípio de não ser contradição e disse que você não pode ser e não ser algo mais que ou é algo ou não é algo é possível e assim não é verdade que tudo que não podemos perceber pelos ciclos sentidos pode é impossível existir

Explicação:

espero ajudar


cartoon2005: Obrigada!❤
Respondido por AnthonioJorge
2

Segundo o texto, a tese empirista de que Deus não existe pois Sua existência não evidente aos cinco sentidos é, sobretudo, uma questão de fé.

Isto ocorre porque o fato de Deus existir não contradiz os princípios lógicos (princípio da identidade e da não-contradição) e nem contradiz alguma evidência (pois sabemos que existem estrelas, galáxias, pessoas etc. sem as termos percebidos por meio dos cinco sentidos.

Assim, a tese empirista cai na armadilha de sua própria arrogância: ao reduzir todo o conhecimento humano aos cinco sentidos, acaba por limitar a própria capacidade humana e por descartar qualquer conhecimento que nos chegue por outro que não seja a experiência sensorial.

A tese ateísta, neste específico ponto, é rapidamente demolida com a ajuda da lógica aristotélica e distinções sutis de períodos anteriores ao século XVII, como o período escolástico.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/29106518

Anexos:

Cysor: antonio boa tarde poderia me ajudar na minha atividade de filosofia?? link: https://brainly.com.br/tarefa/43275942 agradeço desde já e urgente!! pfv
Perguntas interessantes