Biologia, perguntado por MakiseKurisu, 1 ano atrás

Desde que os antibióticos começaram a ser empregados em larga escala, logo após a Segunda Guerra Mundial, já foram selecionadas inúmeras linhagens bacterianas altamente resistentes aos mais diversos tipos de antibiótico. O uso indiscriminado de antibióticos deve ser evitado justamente para minimizar o desenvolvimento de linhagens bacterianas resistentes. Escreva um texto curto explicando como ocorre a seleção natural de linhagens bacterianas resistentes. Imagine que você é um agente de saúde e tem que elaborar um folheto informativo, com texto e imagens de fácil compreensão pelo grande público , sobre os riscos populacionais do uso indiscriminado de antibióticos.

Soluções para a tarefa

Respondido por Yosi
139

Quando utilizamos antibiótico, as bactérias são afetadas de formas diferentes, de acordo com o tipo de antibiótico, o que ajuda no combate da infecções. Contudo, eventualmente as bactérias apresentam mutações que conferem a elas proteção contra a ação de determinado antimicrobiano. Quando uma pessoa usa antibiótico, as bactérias suscetíveis irão morrer e algumas que apresentem mutação de resistência sobreviverão e se multiplicarão, fazendo uma população de bactérias resistentes à aquela droga. Por isso, quando usamos antibiótico sem necessidade, estamos selecionando cada vez mais bactérias resistentes a diversos antibióticos, o que pode levar a um sério problema de saúde pública, devido as infecções por bactérias super resistentes.


MakiseKurisu: Perfeita resposta! Obrigada. :)
Respondido por kelylsilva
3

Resposta:

Explicação:

o processo de evolução fez com que as bacterias se adaptasseadaptasse para sobrevivência , desenvolvendo resistência a certos antibióticos . Essa é uma das principais preocupações contra o controle de certcertas doenças e superbactérias . Os antibióticos, devem ser útilútil irados em últimos o casos , com a confirmação de doenças bacteriana , caso o uso seja indiscriminado é capaz de criar um ambiente de evolução para as bactérias .

Perguntas interessantes