História, perguntado por manuanne4061, 1 ano atrás

Desde que foi acesa, [em março], na Grécia, a chama olímpica vem sendo caçada por grupos de ativistas. Nem o pelotão de guarda-costas enviado pela China para proteger a tocha conseguiu mantê-la totalmente a salvo. Na capital inglesa, um manifestante passou pela barreira policial e quase a tirou da mão da celebridade que a levava. Vários outros tentaram extinguir a chama com o uso de um extintor de incêndio. Em sete horas, 37 pessoas foram presas. Em Paris, dois símbolos da cidade — a Torre Eiffel e a Catedral de Notre Dame — foram decorados com bandeiras nas quais algemas substituíam as tradicionais argolas olímpicas. Cada novo protesto aumenta a pressão sobre os líderes mundiais pelo boicote aos Jogos de Pequim — ou, pelo menos, para que se manifestem sobre a forma bruta com que o Partido Comunista Chinês lida com vozes dissidentes. (FAVARO, 2008. p. 87). Considerando-se as informações do texto, a análise da ilustração e os conhecimentos sobre os continentes, os países e as regiões relacionadas com a trajetória percorrida pela Tocha Olímpica em 2008, pode-se afirmar: (01) A Grécia — onde nasceram os jogos olímpicos e onde foi acesa a tocha em Olímpia, 2008 — está situada no extremo norte dos Bálcãs, no sudoeste da Europa, abrangendo a planície do Peloponeso e as ilhas dos mares Cáspio e Mármara. (02) A Europa, parte do percurso da Tocha Olímpica, permanece como pólo de desenvolvimento e prosperidade, porém não ostenta mais o título de maior centro de poder, além de ter reduzido boa parte de sua influência comercial. (04) A China organizou-se para os Jogos Olímpicos planejando e executando construções futuristas, porém, com uma economia em crescimento e uma matriz energética baseada no carvão, o País já é considerado um dos maiores emissores de gases poluentes que contribuem para o aquecimento global. (08) O roteiro da Tocha Olímpica incluiu as capitais dos cinco países mais populosos da América, privilegiou centros religiosos, como Meca e Roma, esteve em todos os continentes e concluiu o percurso em Pequim. (16) O território democrático de Hong-Kong está situado no sudoeste da China e, após mais de 150 anos de domínio francês, possui status de região autônoma. (32) O Tibete, sob o domínio chinês há mais de 50 anos, está localizado no centro-leste da Ásia, ocupa uma região montanhosa conhecida como “Teto do Mundo”, cercada por grandes dobramentos terciários representados pelo Himalaia, que detém os picos mais elevados do planeta .

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
6
Olá.


De acordo com o texto, pode-se afirmar que as assertivas corretas são 

02 + 04 + 32=  38.


A assertiva 01 está incorreta, uma vez que a localização apresentada não corresponde com a localização correta da Grécia, a mesma está situada no sudeste da Europa, assim como no sul da península balcânica, e não no sudoeste como foi apresentado no enunciado.



Já a assertiva 08 também é incorreta, uma vez que o percurso feito da tocha foi do Estádio Panathinaikos até Pequim, depois passou por mais seis continentes.



Por sua vez, a 16 apresenta uma informação incorreta, pois o território não foi tomada por franceses. Mostrando uma afirmativa falsa.



Espero ter ajudado!




 

Perguntas interessantes