Geografia, perguntado por luizfernando4421, 7 meses atrás

desde quando a industria alimenticia usa flavorizantes?

Soluções para a tarefa

Respondido por monicaramos27690
1

O aroma e o sabor são características sensoriais que interferem significativamente na aceitação dos produtos alimentícios, e essa percepção de paladar é construída pela interação de todos os sentidos controlada por substâncias químicos. Naturalmente, o aroma e o sabor são o resultado da combinação de centenas de compostos químicos voláteis diferentes.

Na indústria, essas propriedades podem ser conferidas e/ou modificadas por meio de extratos naturais extraídos das flores, plantas, frutos, etc. Entretanto, por questões econômicas, o sabor e o odor dos produtos são obtidos através de substâncias produzidas artificialmente, denominada flavorizantes. Os flavorizantes tem origem natural e artificial, e são feitos a partir das mesmas substâncias químicas. O sabor e cheiro de morango em sorvetes e balas, por exemplo, pode ser obtido através da essência artificial de ananás, mistura de apenas 6 compostos, ou ainda por apenas um flavorizante, o butanoato de butila (CH3CH2CH2COO(CH2)3CH3).

A palavra de origem inglesa flavor pode ser utilizada com o significado de “sabor e aroma”. Assim, a palavra “flavorizante” refere-se às substâncias utilizadas como aditivos na indústria, com o intuito de conferir ou intensificar o aroma e o sabor de determinados produtos.

Segundo a definição da ANVISA, os flavorizantes são “Substâncias ou misturas de substâncias com propriedades odoríferas e/ou sápidas, capazes de conferir ou intensificar o aroma e/ou sabor dos alimentos. Excluem-se dessa definição os produtos que conferem exclusivamente sabor doce, salgado ou ácido; e as substâncias alimentícias ou produtos normalmente consumidos como tal, com ou sem reconstituição”.

Os flavorizantes, na sua grande maioria, são obtidos através das reações química de esterificação, onde o ácido carboxílico e o álcool reagem e produzem éster e água. Os ésteres possuem baixa massa molecular, são voláteis e solúveis em água.

Os aditivos alimentares têm sido usados por séculos, entretanto, com a chegada da vida moderna, mais aditivos têm sido utilizados. Assim, tornou-se necessário uma regulamentação federal no seu uso: alguns são permitidos somente em certas quantidades, enquanto que outros são estritamente proibidos. Dos laboratórios de química saem, anualmente, mais e melhores aditivos.

Principais ésteres utilizados como flavorizantes

Referências Bibliográficas

Preparação de flavorizantes para a indústria de alimentos

Flavorizantes

O que são flavorizantes?

Flavorizantes

PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE FLAVORIZANTES NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

Compartilhe isso:

Clique para imprimir(abre em nova janela)Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)

A QUÍMICA QUE VIABILIZA AS INOVAÇÕES NA INDUSTRIA ALIMENTÍCIA E NA ALIMENTAÇÃO FUNCIONAL

março 18, 2019

Em "Engenharia de Alimentos"

AS 10 MAIORES DESCOBERTAS DA ENGENHARIA QUÍMICA

setembro 5, 2015

Em "Engenharia Quimica"

10 DESCOBERTAS DA ENGENHARIA QUÍMICA NOS ÚLTIMOS 100 ANOS

junho 25, 2016

Em "Engenharia Quimica"

This entry was posted in Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Bioquimica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais, Engenharia de Materiais, Engenharia de Processos, Engenharia Quimica, Engenharia Quimica, INDUSTRIA, INDÚSTRIA QUÍMICA, industria quimica, Laboratório, Manutenção, Oportunidades, Química and tagged alimentos, aroma, artificial, compostos, Flavorizantes, indústria, intensidade, natural, paladar, produtos, químicos, reações químicas, sabor, sensorial, substancia químicas. Bookmark the permalink.

Perguntas interessantes