Pedagogia, perguntado por adrydurley7035, 11 meses atrás

Desde os anos 1980, os estudos liderados por Emília Ferreiro têm contribuído para o desenvolvimento do processo de alfabetização a partir de uma perspectiva da psicopedagogia. Sobre a perspectiva trabalhada pela autora, identifique como (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo: (___) As escritas espontâneas das crianças, conhecidas como garatujas, são meros resultados de cópias da linguagem escrita. (___) Ao construir concepções que explicam um conjunto de fenômenos ou objetos da realidade, a criança demonstra que está incorporando algum conhecimento social sobre a escrita. (___) Para Ferreiro, os aspectos gráficos têm relação com a qualidade do traço, a distribuição espacial das formas, a orientação predominante (da esquerda para direita, de cima para baixo), bem como a orientação dos caracteres individuais (inversões, rotações, etc). (___) Em relação à crítica que faz das concepções tradicionais, Ferreiro argumenta que são ignorados o

Soluções para a tarefa

Respondido por anaisenobregapa68rb
5

Olá!


Emília Ferreiro é uma psicopedagoga brasileira muito associada ao construtivismo. Ela acredita que o papel das crianças no processo de aquisição de conhecimento deve ser ativo - de modo que elas mesmas construam o próprio saber.

Ela é muito conhecida por criticar a abordagem tradicionalista da alfabetização. Esta abordagem tem considera apenas na percepção (ser capaz de discriminar os sons e os sinais definidos) e capacidade motor (coordenação motora) como fatores determinantes da aptidão da criança para ser alfabetizada.

Ela acredita que isto coloca uma atenção demasiada nos aspectos externos do ato de escrever (o desenho das letras) e perde-se o foco dos conceitos, isto é, de como se forma a escrita, como ela é organizada. Para ela, não deve haver uma separação entre o processo de aprendizagem da escrita e o conteúdo do que está escrito.

Sendo assim:


(F) As escritas espontâneas das crianças, conhecidas como garatujas, são meros resultados de cópias da linguagem escrita. - As garatujas, embora também possam ser uma cópia da linguagem escrita, podem servir como um indicativo de como a criança compreende a divisão do conteúdo que quer escrever. Ou seja, como ela entende as separações, os espaços, as pausas da língua.


(V) Ao construir concepções que explicam um conjunto de fenômenos ou objetos da realidade, a criança demonstra que está incorporando algum conhecimento social sobre a escrita. - Esta afirmação é verdadeira. A criança está compreendendo a escrita a partir do conjunto, e não apenas de fatores isolados que a compõem.


(V) Para Ferreiro, os aspectos gráficos têm relação com a qualidade do traço, a distribuição espacial das formas, a orientação predominante (da esquerda para direita, de cima para baixo), bem como a orientação dos caracteres individuais (inversões, rotações, etc). - Esta é uma afirmação verdadeira. Estes são os aspectos gráficos apontados por Ferreiro.


(F) Em relação à crítica que faz das concepções tradicionais, Ferreiro argumenta que são ignorados os aspectos gráficos na construção da escrita. - Esta informação é falsa. A crítica de Ferreiro às concepções tradicionais é justamente a supervalorização dos aspectos gráficos.


Perguntas interessantes