Desde os anos 1980, com a falência do sistema econômico, tanto no Brasil quanto no mundo, os excluídos ganharam visibilidade na sociedade. São grupos homogêneos que não fazem distinção de raça, credo ou valores sociais. São uma camada da sociedade que está excluída do novo cenário mundial, do qual o Brasil faz parte.
Conforme o conteúdo da Dica do Professor, é correto afirmar que os novos excluídos ganharam visibilidade através:
A.
do apoio das Secretarias Estaduais, que têm divulgado para a mídia a situação dessa categoria.
B.
das manifestações populares, através das mídias sociais, tv, rádio e organizações não governamentais (ONG's) que têm chamado a atenção da sociedade para esse problema social de inclusão.
C.
dos boletins de ocorrência policial, que têm apresentado um aumento substancial na criminalidade urbana dessa classe.
D.
do aumento da criminalidade no país, sobretudo, de jovens da classe mais baixa do Brasil.
E.
discurso do Governo Federal, que tem exaltado essa categoria no país.
3.
Segundo Giddens (201, a exclusão social não é apenas resultado de pessoas serem excluídas, ela também pode ocorrer quando pessoas excluem a si próprias de alguns aspectos da sociedade vigente. Assim, podemos afirmar que faz parte da autoexclusão:
A.
a falta de matrícula escolar que impede a inserção do indivíduo na escola.
B.
o desemprego estrutural no país que aumentado a cada dia, deixando diversos indivíduos sem emprego na sociedade.
C.
a rejeição a uma oportunidade de emprego, deixando de se tornar economicamente ativo.
D.
morar numa região sem infraestrutura mínima de saúde, segurança ou transporte.
E.
andar de ônibus ao invés de usar automóveis particulares.
De acordo com a Dica do Professor, os novos excluídos são aqueles que sofrem de um processo generalizado que tem chamado a atenção da sociedade global na atualidade. Essa exclusão tem sido comparada ao que ocorreu na África do Sul, no período de 1970-1980, ou seja, o Apartheid, ou a "apartação social". Assim, o que difere os excluídos dos não excluídos é a tecnologia em sua mais variadas formas.
Contudo, como meio de diminuir essa "apartação social", sobretudo, no que tange ao acesso à informatica, o governo brasileiro lançou o programa:
A.
"Liberdade Digital".
B.
“Brasil de todos”.
C.
“Infobrasil”.
D.
"Inclusão Digital".
E.
“Um computador por aluno”.
Sociólogos, como Giddens, fizeram pesquisas sobre as diferentes maneiras em que indivíduos e comunidades passam por situações de exclusão. Suas investigações concentram-se em temas tão diferentes quanto a habitação, educação, o mercado de trabalho, criminalidade, juventude e pessoas idosas. Diante a isso, é CORRETO afirmar que a forma mais extrema de exclusão é:
A.
de pessoas idosas que se encontram na sociedade.
B.
de pessoas que cometeram crimes na sociedade.
C.
da concorrência existente no mercado de trabalho.
D.
do preconceito sobre as pessoas que migram para as cidades.
E.
da condição de indivíduo em possuir uma moradia própria.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b- c- d- e
Explicação:
As manifestação ganharam status nos últimos anos, quando, as classes excluídas no processo de desenvolvimento do Estado, sobretudo, do bem-estar social, passaram a reivindicar seus direitos com apoio de diversos setores nacionais e internacionais. Exemplo, a inclusão digital.
Esta atitude do indivíduo, que faz a opção de não aceitar uma oferta de emprego, caracteriza-se como sendo da própria vontade dele de se autoexcluir do processo. Logo, esta é uma maneira de excluir a si mesmo da sociedade ativa do trabalho.
Segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), através da PORTARIA Nº 68, DE 9 DE NOVEMBRO DE 2012, apresenta-se o projeto Inclusão Digital, que tem como objetivo promover a inclusão e o uso pedagógico da informática nas escolas, disponibilizando tanto computadores, quanto os recursos digitais e conteúdos educacionais necessários ao projeto.
Segundo Giddens (2012), a falta de moradia é a forma mais extrema de exclusão que se pode perceber na sociedade.