Desde o terremoto de 1985, em que mais de 10.000 pessoas perderam a vida, o México sofreu em torno de dez sismos de uma magnitude igual ou superior a do que aconteceu em setembro de 2017. Com exceção de um ocorrido na Baixa Califórnia (nordeste do país) em 2010, todos se produziram na faixa sudoeste e central, em Estados como Michoacán, Guerrero e Oaxaca.
Diante disso, marque a alternativa correta a respeito da grande concentração de terremotos no México:
A) A grande concentração de sismos no México pode ser explicada pelo fato de a maior parte do país estar sobre o extremo sudoeste da placa norte-americana, que na faixa sudoeste e central se encontra com a placa de Cocos.
B) Os terremotos no México podem ser explicados devido às mudanças climáticas geradas pelo aquecimento global, as quais geram impactos na crosta terrestre e aumentam os processos de subducção.
C) O México possui grande número de sismos por causa das correntes marítimas, cujos movimentos alteram a estabilidade das placas tectônicas e, consequentemente, intensificam a ocorrência de terremotos.
D) Não há explicação científica para o número elevado e a intensidade de terremotos no território mexicano, pois a situação geológica do país é similar à do Brasil, país que não possui sismos significativos ao longo de sua área.
E) A teoria das placas tectônicas é a mais aceita para explicar os terremotos no México e em outros países. Essa teoria também explica a grande concentração de petróleo em território mexicano, o que fez do país, em 2016, o maior prospector dessa fonte de energia da América Latina.
Soluções para a tarefa
Respondido por
41
Letra A: a enorme concentração de sismos no México se dá em função do país estar sobre a placa norte-americana na região sudoeste, enquanto que na região sudoeste e central, há a placa de Cocos.
Ou seja; o México está acima de duas placas tectônicas que habitualmente costumam movimentar-se e gerar choques, tais choques geram os abalos sísmicos que conhecemos como terremotos.
Abraços!
Respondido por
9
Resposta:Letra A
Explicação:
Pois o país está acima de 2 placas tectônicas, que se chocam à qualquer momento
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás