Desde o seu surgimento, a ciência moderna já se mostrou tão poderosa quanto catastrófica, tendo causado desastres que avançaram as fronteiras da ética. Para Edgar Morin, qual é o caminho que os pesquisadores devem seguir para garantir a ética na ciência? (Assinale as alternativas corretas)
Os pesquisadores podem aderir a um politeísmo de valores.
Os pesquisadores podem estimular o pensamento reflexivo sobre a ciência: uma ciência da ciência.
Os pesquisadores podem entre si elaborar as diretrizes políticas e éticas de suas ações.
Os pesquisadores podem recorrer aos seus juízos morais particulares para garantir a ética na ciência.
Os pesquisadores podem cultivar um espírito crítico que vá além das fronteiras da ciência.
Soluções para a tarefa
Para Edgar Morin, o caminho que os pesquisadores devem seguir para garantir a ética na ciência:
. Os pesquisadores podem estimular o pensamento reflexivo sobre a ciência: uma ciência da ciência. (A ética do conhecimento)
. Os pesquisadores podem recorrer aos seus juízos morais particulares para garantir a ética na ciência. (A ética da responsabilidade)
. Os pesquisadores podem cultivar um espírito crítico que vá além das fronteiras da ciência. (A reflexão entre ciência e poder.)
Edgar Morin, em sua obra Ciência com Consciência apresenta a palavra consciência com dois significados: no sentido intelectual, como consciência auto-reflexiva e um outro, no sentido moral.
Para Morin, faz-se necessário uma ética do conhecimento, uma ética da responsabilidade e uma reflexão sobre as relações entre ciência e poder que são permeadas de valores morais e sociais.
Bons estudos!