Desde o seu surgimento, a ciência geográfica passou por diversas fases no que se refere aos métodos utilizados para compreender a superfície terrestre e os fenômenos geográficos. Sobre o assunto, leia as afirmações:
I – Devido à sua postura empírica, no início, a Geografia apresentava apenas estudos referentes à Geografia Física, uma vez que ainda não havia métodos para a interpretação de fenômenos humanos ou sociais.
II – A aplicação da Geografia passou por inúmeros problemas, sendo um deles a dificuldade de entender essa ciência como única, composta por aspectos naturais e humanos.
III – Na busca por métodos mais eficazes na aplicação da ciência geográfica, os geógrafos passaram a defini-la como uma ciência natural.
IV – De acordo com os Neopositivistas, o método científico em Geografia é composto apenas pela descrição e observação de fenômenos.
É correto o que se lê em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Olá,
A alternativa correta é a 3 - apenas II e III
I - incorreta. Os gregos e também Estrabão, pioneiros no gênero, tinha visão ideográfica, abrangente e filosófica, colocando a necessidade do conhecimento de campo e dos aspectos de identidade de cada povo.
II - correto. A partir do século XVIII, foi reconhecida como disciplina, com abrangência histórica, geológica e também biológica.
III - correto. A geografia é considerada uma ciência humana, com objetivo de estudar a superfície terrestre e como se distribuem os fenômenos significativos na sua paisagem.
IV - incorreto. No pensamento neopositivista o método científico em geografia é composto: rigor na aplicação da metodologia científica; ; desenvolvimento de teorias; uso matemático e estatístico e construção de modelos eficazes.
Resposta:
Resposta correta I e II
Explicação:
Devido à sua postura empírica, no início, a Geografia apresentava apenas estudos referentes à Geografia Física, uma vez que ainda não havia métodos para a interpretação de fenômenos humanos ou sociais.
A aplicação da Geografia passou por inúmeros problemas, sendo um deles a dificuldade de entender essa ciência como única, composta por aspectos naturais e humanos.