Desde o século XVI, as Bandeiras marcaram o período colonial brasileiro. Partiam da Capitania de São Vicente, mais especialmente de Porto Feliz, às margens do rio Tietê, rumo ao interior desconhecido pelos portugueses. Além da prospecção de metais preciosos, as Bandeiras tinham como objetivo central:
Resposta da Aap4.
1.a
2.e
3.a
4.b
Soluções para a tarefa
Bem as bandeiras eram expedições organizadas e financiadas por particulares, principalmente paulistas,tinham como objetivo principal descobrir minas de ouro, prata e pedras preciosas, capturar índios para que fossem escravos.
Além da prospecção de metais preciosos, as Bandeiras tinham como objetivo central a preação de nativos, o combate aos quilombos e o mapeamento do território brasileiro.
Eram, assim, divididas em três tipos: as de prospecção - já mencionadas - as de Preação (quando buscavam capturar nativos para o trabalho escravo, o que foi proibido ao final do século XVI) e as de Contrato (quando eram pagos, pelos latifundiários, para explorar o território ou destruir quilombos, impedindo que mais escravos fugissem de seus captores e se escondessem nestas terras.