Desde o século XIX, discute-se se a chegada dos portugueses ao Brasil foi obra do acaso, sendo produzida pelas correntes marítimas, ou se já havia conhecimento anterior do Novo Mundo e Cabral estava imbuído de uma espécie de missão secreta que o levasse a tomar o rumo do ocidente (...). De qualquer forma, trata-se de uma controvérsia que hoje interessa pouco, pertencendo mais ao campo da curiosidade histórica do que à compreensão dos processos históricos.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2002. p. 30.
Com base no que foi estudado a respeito da colonização do Brasil é correto afirmar
Escolha uma:
a. que a centralização administrativa da Colônia foi feita pelo sistema de Capitanias Hereditárias, com sede de governo no Rio de Janeiro.
b. que a hipótese de que o Brasil foi descoberto intencionalmente está nos documentos portugueses, que comprovam a guerra travada entre Cabral e as tribos amazônicas em 1500.
c. que, no sistema de Capitanias Hereditárias, as únicas que prosperaram foram as de São Vicente e de Pernambuco.
d. que uma das grandes ameaças à posse do Brasil por Portugal foi a Holanda, que ocupou o Rio de Janeiro, fundando a Holanda Antártica.
e. que o descobrimento do Brasil entusiasmou Portugal do ponto de vista econômico, pois foram encontradas grandes minas de ouro em 1500, em Minas Gerais e Goiás.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
a alternativa CORRETA é o item C.
as capitanias de São Vicente e Pernambuco prosperam sim, graças ao cultivo de cana de açúcar.
Perguntas interessantes
Química,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Filosofia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás