Desde o processo de Globalização, na década de 1990 do século XX, o Brasil acompanha as tendências mundiais e suas reconfigurações sobre o mundo do trabalho que repercutem diretamente sobre o direito social da educação. Disserte sobre as competências exigidas pelo mundo do trabalho aos jovens e adultos e as suas relações com a educação escolar.
Soluções para a tarefa
A relação entre mundo do trabalho, globalização e educação no Brasil pode ser definida a partir da perspectiva de inserção do estudante no mercado de trabalho.
Para isso, é preciso compreender de que forma a globalização afetou o mundo do trabalho, com consequências no espaço escolar.
Globalização, trabalho e escola
A globalização pode ser definida como o processo de maior contato entre os povos, possibilitado pelos avanços tecnológicos. Ele abrange aspectos culturais, mas sobretudo econômicos, como a financeirização.
Outro aspecto econômico da globalização é a flexibilização das relações de trabalho, pelo enfraquecimento dos Estados e dos direitos trabalhistas.
Nesse sentido, essa nova configuração do trabalho adentra o mundo escolar, influenciando a formação de currículos, pensando primeiramente em formar mão de obra para o mercado, sem uma preocupação com a formação crítica e intelectual do estudante.
Para mais sobre a relação entre globalização e educação, leia: https://brainly.com.br/tarefa/52005725
#SPJ1