Sociologia, perguntado por rosanadosocorro91, 7 meses atrás

Desde o princípio da humanidade, o homem foi capaz de conviver em grupos e, com isso, construir diversas formas de comunidades. Contudo, não é apenas isso que configura o homem como um ser social, mas também a atividade que ele realiza. Nesse sentido, qual afirmativa considera características do ser social?

Soluções para a tarefa

Respondido por deboraelucas2006
5
Aristóteles, por sua vez, afirma que o ser humano é um animal político. O ser humano vive em sociedade, participa ativamente e até constrói regras para essa sociedade. Nesse sentido, Aristóteles afirma que o ser humano só é capaz de realizar tais atividades por causa de uma característica intrinsecamente sua: a linguagem. O ser humano é um animal dotado da palavra, da linguagem, diferente dos outros animais. A linguagem permite-nos criar conceitos, nomear os objetos e os seres e construir um pensamento abstrato, atividades que os nossos companheiros irracionais não podem realizar. Justamente por essas possibilidades, podemos realizar uma infinidade de tarefas, que vão desde o desenvolvimento de técnicas (com a ajuda de nossa postura ereta e de nosso polegar opositor, que possibilita o movimento de pinça com as mãos) até o estudo da matemática, da música e da lógica.

A filosofia surgiu graças a essas características humanas, mas somente na modernidade alguns filósofos realmente se preocuparam em analisar, minuciosamente, as diferenças entre os seres humanos e os animais
Respondido por EduardoJander
0

Resposta:

Letra A: Ser real, concreto, histórico e dialeticamente constituído.

Explicação:

O ser social deve ser entendido na perspectiva de um ser real, concreto, histórico e dialeticamente constituído na vida. Ele vive e se objetiva na vida cotidiana e no modo de produção capitalista, no qual a sociedade é dividida em classes. Além disso, ele está inserido nas relações sociais capitalistas e nas relações de exploração e/ou dominação, estando diretamente vinculado à dicotomia capital versus trabalho. Ser abstrato, a-histórico, pensante, sob o prisma do funcionalismo e da complexidade não é característico do ser social, vinculado à dicotomia capital versus trabalho.

Perguntas interessantes