Desde o início do século XX, nos EUA, já ocorriam debates sobre a responsabilidade social das empresas. Em 1919, a RSE ganhou evidencia, com a ocorrência do caso Dodge versus Ford. Neste caso, Henry Ford, presidente e acionista majoritário da Ford Company, argumentando a realização de objetivos sociais, decidiu:
1- Contrair interesses de um grupo de acionistas da empresa e não distribuir parte dos dividendos esperados, revertendo-os para investimentos na capacidade de produção e aumento de salários.
2- Apoiar interesses de um grupo de acionistas da empresa e distribuir parte dos dividendos esperados, deixando de realizar investimentos na capacidade de produção e atender a expectativa dos funcionários por aumento de salários.
3- Contrair interesses de um grupo de acionistas da empresa e não distribuir parte dos dividendos esperados, revertendo-os para investimentos na capacidade de produção e aumento de salários.
4- Contrair interesses de um grupo de acionistas da empresa e não distribuir parte dos dividendos esperados, retendo-os no caixa da empresa, com a expectativa de especulação no mercado de ações.
5- Apoiar interesses de um grupo de acionistas da empresa e não distribuir parte dos dividendos esperados, revertendo-os para investimentos em empresas públicas, que poderiam contribuir para o crescimento do país.
Soluções para a tarefa
3- Contrair interesses de um grupo de acionistas da empresa e não distribuir parte dos dividendos esperados, revertendo-os para investimentos na capacidade de produção e aumento de salários.
Alternativa correta é a 1- Contrair interesses de um grupo de acionistas da empresa e não distribuir parte dos dividendos esperados, revertendo-os para investimentos na capacidade de produção e aumento de salários.
Observação: percebe-se que a alternativa 3 contém mesmo texto da alternativa 1, portanto também está correta.
Para Henry Ford a empresa tinha o intuito de ajudar de todas as formas as pessoas envolvidas, criar empregos, desenvolver carros para serem utilizados pela comunidade, aferir lucros.
Estas ideias, no entanto, foram mal vistas pelos acionistas e pelo tribunal, que deu ganho de causa aos irmãos Dodge, mencionando que a empresa é organizada para dar lucro aos acionistas em primeiro lugar.
Bons estudos!