Desde o início do século XX, a história indígena, orientada pela metodologia etno-histórica, tem sido tema de numerosos trabalhos na América do Norte, na Austrália e na região do Pacífico [...]. A partir da década de 1990, os estudos sobre história indígena no Brasil vivenciaram grande efervescência que pode ser constatada pelo significativo número de trabalhos publicados e também pelo crescente número de dissertações e teses que abordaram a questão em diferentes programas de pós-graduação do país”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTE, Thiago Leandro Vieira. Etno-história e história indígena: questões sobre conceitos, métodos e relevância da pesquisa. História, São Paulo, v.30, n.1, p. 349-371, jan/jun 2011 . Acesso em 01 fev. 2019.
Conforme o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Questão indígena no Brasil: uma perspectiva histórica sobre a utilização de fontes pela etno-história, é correto afirmar que:
A
Nos estudos de história indígena no Brasil, até a década de 1970, predominava o uso de fontes orais produzidas pelos povos nativos.
B
A etno-história foi se consolidando ao longo do tempo à medida que foi se afastando do método etnográfico presente na antropologia.
C
Hoje, os pesquisadores da etno-história acreditam que não há possibilidade de se fazer uma história indígena, já que os registros sobre essa população foram produzidos pelos colonizadores.
D
Os antropólogos brasileiros filiados a correntes estrangeiras viam os índios como portadores de dinamismo cultural e capazes de assimilar as mudanças pelas quais passavam.
E
Por meio da utilização dos arquivos tradicionalmente explorados pelos historiadores e considerando a cultura oral do povo pesquisado, a etno-história foi se consolidando ao longo do tempo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta é a letra "E"
Explicação:
Quanto à utilização de fontes históricas, a etno-história foi se consolidando ao longo do tempo por meio da utilização dos arquivos tradicionalmente explorados pelos historiadores.
Resposta:
“Quanto à utilização de fontes históricas, a etno-história foi se consolidando ao longo do tempo por meio da utilização dos arquivos tradicionalmente explorados pelos historiadores. Outra forma de procedimento metodológico é considerar a cultura oral do povo pesquisado […]”. (livro-base, Questão indígena no Brasil: uma perspectiva histórica p. 26). Esclarecendo as incoerências das demais alternativas, podemos observar: “No Brasil, até a década de 1970, predominava o pensamento de que os indígenas não tinham história e os historiadores [...] diziam que não havia maneira de se fazer uma história indígena na medida em que os registros sobre essa população eram produzidos por terceiros, normalmente pelos colonizadores [...]. Já os antropólogos brasileiros filiados a correntes estrangeiras [...] viam os índios como portadores de culturas estáticas, incapazes de assimilar as mudanças pelas quais passavam [...]” (livro-base, Questão indígena no Brasil: uma perspectiva histórica p. 27).
Explicação:
a resposta correta e a letra (e)