Desde o início de abril (2), confrontos entre o Azerbaijão e a região separatista Nagorno-Karabakh –apoiada pela Armênia – reacenderam tensõesentre os países e deixaram mais de 120 mortos deambos os lados. Embora um cessar-fogo, facilitadopela Rússia, tenha entrado em vigor desde o dia 5,violações da trégua ainda são registradas. A atualconjuntura levou o secretário-geral da ON U, Ban Ki-moon, a solicitar a suspensão imediata dasagressões.Nagorno-Karabakh é uma porção do território azerbaijano que abriga uma grande população de pessoas da etnia armênia. O A zerbaijão e a Armênia entraram em confronto direto nos anos 1990O conflito entre o Azerbaijão e a região de Nagorno-Karabakh tem como principal motivação o(a) Acontrole das reservas de águas minerais, maior fonte de renda da população local. Bascensão de grupos de extrema direita que apoiam o fim do socialismo no Azerbaijão. Cautonomia política da região e sua incorporação à Comunidade dos Estados Independentes. Ddisputa étnico-religiosa entre os a zeris, de maioria muçulmana, e os armênios, de maioria cristã. Edesejo dos armênios muçulmano s por autonomia política e participação futura na União Europeia
#SAS
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
O conflito entre Armênia e Azerbaijão se dá, na busca pela formalização da separação de uma região auto proclamada República de Nagorno-Karabah. Localizada no sul do Cáucaso, esta região é hoje controlada pela Armênia.
A região oferece recursos importantes, e é território pelo qual passam oleodutos importantes, que partem do Azerbaijão para países do leste europeu.
A controle das reservas de águas minerais, maior fonte de renda da população local.
Falso. Águas minerais não são a principal fonte de renda da população local, e não são, portanto, a fonte da disputa.
B ascensão de grupos de extrema direita que apoiam o fim do socialismo no Azerbaijão.
Falso. Não há uma questão ligada ao espectro político do Azerbaijão. Vale notar, ainda, que o Azerbaijão não é socialista.
C autonomia política da região e sua incorporação à Comunidade dos Estados Independentes.
Falso. Azerbaijão e Armênia são parte da CEI.
D disputa étnico-religiosa entre os a zeris, de maioria muçulmana, e os armênios, de maioria cristã.
Correto. Este é um dos motivos dos conflitos: os muçulmanos zeris e os armênios cristãos tem embates com frequência.
E desejo dos armênios muçulmano s por autonomia política e participação futura na União Europeia
Falso. Os armênios são, na região, em sua maioria, cristãos.