Desde o final do século XX, o currículo organizado por competências tem sido referenciado em grande parte das reformas curriculares ocorridas em diferentes países. O enfoque nas competências também está presente nas avaliações internacionais como o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) e o LLECE (Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação para a América Latina). Tal tendência também é encontrada na proposta da Base Nacional Curricular Comum. Diante disso, o documento tem sido alvo de críticas por diferentes organizações e entidades científicas sobretudo pelas limitações conceituais que o documento traz. Analise e avalie as críticas abaixo, selecionando a alternativa correta: I – "Países que adotaram política semelhante (Estados Unidos, Austrália e Chile), já evidenciam sua fragilidade e risco para o desenvolvimento científico, tecnológico e humano de um Estado-nação". II – "Além do Ensino Médio, a BNCC/MEC desconsidera as modalidades de Educação Especial e de Educação de Jovens e Adultos, além da Técnica-Profissional associada ao Ensino Médio, bem como deixa de fora do debate nacional as escolas indígenas, quilombolas e do campo, traços marcantes da luta pela inclusão social e escolar de todas as populações que habitam nosso imenso e desigual país". III – "A BNCC/MEC impõe conceitos acabados de competências curriculares para os currículos escolares, ao invés de debater questões relacionadas a direitos e objetivos de aprendizagem, conforme determina o PNE". IV – "A complexidade de uma política curricular nacional não permite a adoção de matrizes curriculares tão homogeneizadas a ponto de ameaçar a autonomia dos sistemas estaduais e municipais de ensino e a construção dos projetos político-pedagógicos das instituições escolares sintonizadas com as demandas formativas e realidades locais". Assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A letra A: Todas as críticas acima são pertinentes,contribuindo para a reflexão de importantes questões que envolvem a BNCC e a educação brasileira.
Todas as críticas acima são pertinentes,contribuindo para a reflexão de importantes questões que envolvem a BNCC e a educação brasileira.
As Contribuições do currículo para a prática docente se dão por meio da junção das experiências obtidas para exercer a profissão enquanto professor.
O currículo trata-se um documento com informações referentes às experiências profissionais de uma pessoa.
Existe uma relação que se dá pelo fato que o currículo é construído com base em uma ideologia social que remete ao poder.
Ter um currículo repleto de atividades significa que o ser humano estará apto a desenvolver mais habilidades dentro da sociedade.
Pode - se ver que por trás existe a ideologia que molda essa ação por meio da construção de um currículo, o que gera a relação direta entre currículo, poder e ideologia.
Bons estudos