Desde o fim do século XIX, os continentes africano e asiático estavam dominados pelas potências europeias. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, houve o enfraquecimento econômico e militar dos países europeus, o que possibilitou o início do processo de descolonização da África e da Ásia. No ano de 1955, 29 países da Ásia e da África reuniram-se em Bandung, na Indonésia, com o objetivo de estabelecer uma liga de cooperação mútua entre os novos países. Leia as afirmativas a seguir sobre esse evento.
I. O apoio dos Estados Unidos e da União Soviética ao processo de descolonização africana e asiática objetivava angariar mais países para cada uma de suas áreas de influência, no contexto da Guerra Fria.
II. Para garantir suporte econômico para seus processos de independência, os países africanos e asiáticos aderiram ao bloco capitalista ou ao bloco socialista.
III. A Conferência de Bandung, de 1955, definiu o não alinhamento dos países integrantes às influências estadunidense ou soviética.
IV. A opção política feita pelos países integrantes da Conferência de Bandung os excluiu da lógica de “zonas de influência” da Guerra Fria, o que lhes rendeu a denominação “Terceiro Mundo”.
Assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
65
Somente a alternativa IV é falsa.
I – VERDADEIRO.
II – VERDADEIRO.
III – VERDADEIRO.
IV – FALSO. Apesar da tentativa de não alinhamento político com a conferência de Bangdung, não foi possível efetivar essa política no contexto da Guerra Fria. Com a competição da União Soviética e Estados Unidos pela maior área de influência, mesmo sem exercer influência direta, eles tentaram angariar apoio ou controlar política e economicamente esses países.
Respondido por
52
Resposta:
A resposta certa pelo menos no positivo
Explicação:
Letra B
1,3,4
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás