Português, perguntado por jardisonsantos8482, 4 meses atrás

Desde muito tempo, o ser humano tenta entender as diferenças que ocorrem entre si. Na idade média, no período das grandes navegações, a relação entre diferentes grupos humanos tornou-se mais intensa, aproximando as culturas, mas também trazendo a problemática desse intercâmbio. Para compreendermos a intolerância às diferenças, precisamos compreender como essa diversidade cultural foi constituída. Nesse contexto, disserte sobre como foi o processo das grandes navegações no brasil e sua relação com a diversidade

Soluções para a tarefa

Respondido por brunosimonsp
0

As grandes navegações, ou expansões marítimas, ocorreram entre os séculos XV e XVI e tinham como objetivo estabelecer novas rotas comerciais e expandir os limites das grandes potências europeias da época, principalmente Espanha e Portugal, por meio da navegação e descobrimento de novos territórios.

Impactos das navegações

Uma das principais consequências históricas das grandes navegações foram os processos de aculturação, miscigenação e, também, dominação.

No Brasil, por exemplo, as navegações trouxeram os povos europeus a nosso território, resultando no encontro entre brancos e índios.

Considerados pelos europeus como "inferiores", os indígenas sofreram, inicialmente, tentativa de escravização e, mais tarde, aculturação, processo por meio do qual os europeus "ensinavam" e "convertiam" os nativos a sua cultura e valores. É notório, por exemplo, o processo de catequização dos indígenas por sacerdotes católicos portugueses.

Houve, ainda, o contato dos europeus e índios com os negros trazidos da África. Os europeus também viam os africanos como inferiores, utilizando-os como escravos.

Como consequência desse "choque cultural" houve, ainda o processo de miscigenação, que deu origem ao povo e à cultura brasileira atuais.

Mais sobre as navegações: https://brainly.com.br/tarefa/34390852

#SPJ4

Perguntas interessantes