Geografia, perguntado por verediandemilde, 1 ano atrás

Desde Alexandre, o Grande, passando pelo Império Romano e pelo domínio britânico, o interesse por riquezas da região da Índia esteve evidente. As relações
entre colonizadores e colonizados é repleta de consequências culturais, socioeconômicas e políticas. Sobre as interferências a que foram submetidos os povos colonizados, marque a alternativa incorreta:

(A)
Após a relação com os europeus, sobretudo com os britânicos, ocorreu a unificação e a centralização do poder no território indiano, que anteriormente era dividido em vários reinos.

(B)
A colonização inglesa resultou em período prosperidade econômica na Índia, principalmente devido à implementação de práticas agrícolas voltadas para a exportação e que empregavam tecnologias inglesas.

(C)
A colonização resultou em movimentos sociais como revoltas e protestos do povo indiano contra as medidas econômicas adotadas pelos britânicos (as quais beneficiavam apenas parte da população indiana), o que resultou na sua independência.

(D)
O domínio e a exploração de algumas das terras produtivas do território indiano por parte dos colonizadores europeus resultaram no agravamento das desigualdades sociais nesse país.

(E)
Houve aumento das relações comerciais entre o Ocidente e o Oriente, com forte exploração de instituições mercantilistas tais como a Companhia das Índias Orientais.

Soluções para a tarefa

Respondido por aphemie
5
(B) Em nenhum momento houve uma prosperidade econômica na Índia, afinal ela estava sendo colonizada e todo o produto que se produzia na colônia voltava para a metrópole, e assim, apenas a metrópole (no caso a Inglaterra) enriquecia.
Perguntas interessantes