Geografia, perguntado por analiviasouza908, 10 meses atrás


Desde a revolução industrial, iniciada na Inglaterra no último quartel do século XVIII,o capitalismo passou ao longo dos séculos XIX e XX por grandes transformações no seu funcionamento
indique:
uma das grandes transformações.

Soluções para a tarefa

Respondido por camilasilvaabre
3

Resposta:

a) Uma dessas grandes transformações.

A primeira grande transformação sofrida pela Revolução Industrial foi o aumento da concorrência entre as potências industriais, sobretudo por novos mercados consumidores, mão de obra e matérias primas baratas, o que gerou o imperialismo ou a neo-colonização. Além disso, podemos citar as revoluções tecnológicas que foram causadas pela revolução industrial - no começo, as máquinas utilizadas na indústria têxtil eram a vapor, depois passaram a ser utilizadas com base na energia elétrica. Entretanto, vale ressaltar que isso gerou mais concorrência entre as potências, dessa vez por causa das fontes energéticas. 

b) Os motivos que levaram a essa transformação ou ao seu esgotamento.

Não há consenso entre os pesquisadores em relação ao que levou as transformações da revolução industrial nem ao seu esgotamento. Alguns dizem que as mudanças tecnológicas impulsionaram todas as outras mudanças, enquanto outros dizem que o que guiou as transformações foi a expansão de mercados em escala mundial. Podemos citar também a auto-organização capitalista, ou seja, uma ordem interna gera fatores suficientes para que todas as transformações ocorram. 

Em relação ao esgotamento do sistema capitalista, muitos teóricos dizem que as crises enfrentadas só provam o quanto ele está vivo - por exemplo, a Grande Depressão de 1873, na Inglaterra, e a de 1929, nos Estados Unidos, foram superadas e abriram novos caminhos para o sistema capitalista. O fim da União Soviética, a abertura dos mercados dos países socialistas e o fim de governos baseados no bem-estar social também comprovariam que o capitalismo não se esgotou. Entretanto, vale ressaltar que as mudanças que o capitalismo está passando no mundo contemporâneo ainda não definiram sua vitalidade, pelo contrário: muitos teóricos afirmam que a atual crise do capitalismo marca o fim de uma era. 

Perguntas interessantes