História, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

desde a época dos apóstolos, a igreja cristã afirmava-se una, mas isso não impediu de assumir características peculiares em diversos territórios. Em 1054, tais diferenças no seio da cristandade e provocaram o cisma do oriente que combinou com:
A)o fracionamento do império bizantino e império romano do ocidente dominada pelo Papa em império romano do oriente, controlado pelo patriarcado de Constantinopla.
B)o desmembramento do tribunal da inquisição, com uma seção liberada pelo Papa na igreja catolica, e outra chefiada pelo patriarcado de Constantinopla na igreja ortodoxa.
C)a separação entre poder espiritual comandada pelo Papa do ocidente, e o poder temporal, exercido pelo imperador bizantino no oriente.
D)a divisão entre a igreja católica Romana, é dirigida pelo Papa e a igreja ortodoxa, subordinado ao patriarcado de Constantinopla do império bizantino.

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
41

A resposta correta é a de letra D) a divisão entre a igreja católica Romana, é dirigida pelo Papa e a igreja ortodoxa, subordinado ao Patriarcado de Constantinopla.

O processo da Grande Cisma, também conhecida como Cisma Papal, aconteceu no ano de 1054 e foi ocasionada por uma crise no catolicismo que já vinha acontecido a alguns anos atrás.

Depois da morte do Gregório XI cada lado demonstrou interesse em ter o poder máximo da religião cristã no mundo ocidental. Isso fez com que tanto o lado de Roma com o de Constantinopla decidissem se excomungar reciprocamente.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Perguntas interessantes