Saúde, perguntado por kamilacsilvaovu44u, 1 ano atrás

“Desde a década de 70, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o valor das práticas alternativas e complementares, inclusive o uso das plantas medicinais, como recurso terapêutico, e vem estimulando os países em desenvolvimento a melhor aproveitar seus recursos naturais. Em 1995, seguindo as recomendações da OMS, o Ministério da Saúde instituiu a Portaria número 6 (BRASIL, 1995), que teve como objetivo aprimorar a qualidade dos produtos de origem vegetal comercializados. Desde então, para a obtenção de registro junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e ter aceitação no comércio e nos sistemas de saúde pública, as plantas medicinais precisam ser validadas - validar uma planta consiste em confirmar suas propriedades farmacológicas e ausência de toxicidade. Assim, os produtos originados das plantas – os fitoterápicos - devem preencher os requisitos mínimos necessários de eficácia, segurança e controle de qualidade, exigidos para os produtos sintéticos.”

Fonte: BRANDAO M.G.L. et. al. Biodiversidade, uso tradicional de plantas medicinais e produção de fitoterápicos em minas gerais. Disponível em: http://www.cedeplar.ufmg.br/seminarios/seminario_diamantina/2010/D10A022.pdf Acesso em: 11/10/2017.





Os estudos da Farmacognosia tem evoluído imensamente nos últimos anos. Em busca de ativos vegetais que tenham atividade terapêutica contra diversas doenças, muito tem se feito em pesquisa de modo a tornar esse processo de busca mais efetivo. Algumas abordagens tem sido muito utilizadas, dentre elas a ____________ , que compreende a coleta de plantas ao acaso, que posteriormente são submetidas a triagens fitoquímicas e farmacológicas, a ____________ , que se baseia na seleção de espécies de uma família ou gênero de plantas das quais ao menos uma das espécies possua algum estudo fitoquímico que tenha despertado interesse e a ____________ , que usa como premissa básica o conhecimento preexistente sobre as espécies vegetais.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas, respectivamente:

Escolha uma:
a. randômica, quimiotaxônomica, etnodirigida.
b. farmacológica, fitoquímica, química.
c. taxônomica, randômica, dirigida.
d. randômica, fitoquímica, química.
e. casual, dirigida, farmacológica.

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
9
Olá!

Sabendo que:

1- A Abordagem randômica se caracteriza pela coleta de plantas escolhidas aleatoriamentw, que posteriormente são submetidas as triagens fitoquímicas e farmacológicas. Apesar desta abordagem ser aleatória, mas nem por isso deixa ter seus critérios de realização que são determinados por cada desenho de estudo adotado. 

2- A Abordagem quimiotaxonômica ou filogenética é baseia na seleção de espécies de uma família ou gênero de plantas das quais, pelo menos uma das espécies possua algum estudo fitoquímico que tenha despertado interesse.


3- 
 A abordagem etnodirigida:  trata-se de uma seleção de espécies de acordo com a indicação de grupos populacionais específicos no uso especifico de seus recursos naturais disponiveis.


Assim baseado nessa  pode-se prencher as laculas, e temos:

Os estudos da Farmacognosia tem evoluído imensamente nos últimos anos. Em busca de ativos vegetais que tenham atividade terapêutica contra diversas doenças, muito tem se feito em pesquisa de modo a tornar esse processo de busca mais efetivo. Algumas abordagens tem sido muito utilizadas, dentre elas a randômica , que compreende a coleta de plantas ao acaso, que posteriormente são submetidas a triagens fitoquímicas e farmacológicas, a quimiotaxônomica, que se baseia na seleção de espécies de uma família ou gênero de plantas das quais ao menos uma das espécies possua algum estudo fitoquímico que tenha despertado interesse e a etnodirigida , que usa como premissa básica o conhecimento preexistente sobre as espécies vegetais.


Alternativa correta: a. randômica, quimiotaxônomica, etnodirigida.
Perguntas interessantes