Ed. Física, perguntado por MarlonLemos, 10 meses atrás

Desde a década de 1980, a Educação Física passa pelo importante processo de reestruturação curricular, que apresentou uma série de proposições para a organização dos conteúdos e dos métodos de ensino da área. Além desta importante conquista, não podemos deixar de citar é a regulamentação da Educação Física enquanto profissão, e seu reconhecimento enquanto profissão da área da saúde. TEIXEIRA, F. C; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá – PR.: Unicesumar, 2019. Nesse sentido, considerando a Lei Federal Nº 9.696, de 1.º de setembro de 1998 e a Resolução Nº 218 de 06 de março de 1997, redija um texto sobre as principais atividades que o profissional de Educação Física pode exercer. Inclua em seu texto o impacto do reconhecimento da educação física enquanto área da saúde, na perspectiva dos profissionais e das instituições de ensino.

Soluções para a tarefa

Respondido por ruancastro15
6

 A educação física é muito importante para o desenvolvimento da sociedade dado que há uma grande importância no contexto de que as pessoas principalmente na atualidade, lutam para fugir do sedentarismo.

 O professor de educação física pode ter várias atribuições, como ensinar um pouco sobre o esporte para as pessoas, ensinar como a prática de determinados exercícios deve ser feita, bem como fazer medições diversas do estado físico do atleta.

Respondido por alexandreborges01
2

Resposta:

Com o passar dos anos e o aprimoramento das necessidades de atividades físicas indoor ou outdoor, o Profissional de Educação Física viu-se obrigado a acompanhar este processo de desenvolvimento e, com isso, teve uma significativa reestruturação curricular.  

Dentro dessa evolução, relaciono as principais atividades físicas que um Profissional de Educação Física poderá exercer em seu campo de trabalho, a saber:

- apresentar aos seus alunos as regras e técnicas usadas para esportes individuais e coletivos;

- planejar, preparar ou coordenar aulas, seja ela teórica ou não;

- utilizar material cedido em seu ambiente de trabalho de maneira inteligente e prazerosa aos seus alunos;

- incentivar que seus alunos pratiquem atividades físicas constantemente;

- acompanhar o processo de desenvolvimento do seu aluno e/ou atleta;

- desenvolver as habilidades motoras;

- motivar o trabalho em equipe; e

- realizar treinamentos especializados em atletas.

Estas atividades acima relacionadas, dentre outras, geraram um impacto extremamente positivo tanto na área da saúde, quanto nas instituições de ensino ou quanto no profissional de educação física, pois a diversidade de atividades física associada com a competência/experiência profissional do educador trouxeram diversos benefícios fisiológicos, psicológicos, sociais e qualidade de vida para aqueles que usufruem da atividade física e/ou esporte, além do reconhecimento da Educação Física como profissão.

Explicação:

Perguntas interessantes