Ed. Física, perguntado por maju0877, 9 meses atrás

Desde a criação do handebol, quais as mudanças que ocorreram nos dias atuais?​ Bola, quadra, jogadores...

Soluções para a tarefa

Respondido por graziristina23w
6

Resposta:

Explicação:

Quadra

A quadra deve ser retangular, com um comprimento de 38 a 44m e uma largura de 18 a 22m (mas por convenção fala-se que as quadras de Handebol possuem comprimento de 40m e largura de 20m). A área privativa do goleiro será determinada por um semi-círculo cujo raio medirá 6m, desde o centro do gol. Nesta área somente o goleiro pode ficar, atacantes e defensores devem ficar fora dela (não é permitido nem pisar na linha, entretanto pode-se pula-la de fora para dentro, desde que se solte a bola enquanto estiver no ar).

O outro semi-círculo será colocado a 9m, este sendo tracejado e determinando a linha do tiro livre (de onde geralmente são cobradas as faltas realizadas pela defesa). A baliza possui largura interior de 3m e altura de 2m. Em frente e ao meio de cada baliza, e a uma distância de 7m, traça-se uma linha paralela à do gol, de 1m de comprimento e chamada de marca dos 7m (penalidade máxima), este lance apenas é ordenado com a execução de uma falta grave sobre o adversário enquanto este atacava a meta da defesa.

A Bola

Existem três tamanhos de bolas de Handebol, cada uma possui um certo peso pré-determinado e representa uma categoria específica.

São denominados por h2, H2 e H1. Elas tem que ser de couro e não escorregadias. (Para uma melhor aderência e maior liberdade nas jogadas usa-se uma cola especial para Handebol, aplicando-a nas pontas dos dedos).

H2: Esta é usada para a categoria Adulto Masculino (sendo a maior bola de Handebol), deve medir no início da partida, 58,4cm de circunferência e pesar 453,6 gramas.

H2: Esta bola é usada nas categorias Adulto Feminio e Juvenil Masculino (possuindo um tamanho intermediário), deve medir no início da partida 56,4cm de circunferência e pesar 368,5 gramas.

H1: Esta bola é usada nas categorias Infantis Masculino e Feminino e Juvenil Feminino.

Resuminho:

O Handebol não é mais o mesmo. Pelo menos não será, nos Jogos Olimpícos do Rio de Janeiro.

Quando Karabatic, Duda e Uwe Gensheimer estiverem dentro de quadra na Arena do Futuro, a partir do dia 5 de agosto, as regras do jogo não mais serão as mesmas de anteriormente.

A Federação Internacional de Handebol (IHF), divulgou hoje, aprovação de novas regras para o esporte, a serem aplicadas já nas Olimpíadas de 2016. Tais alterações, já haviam sido testadas nos mundiais juvenil e junior, disputados em 2015 na Rússia e no Brasil, respectivamente.

1 - O goleiro pode ser utilizado como sétimo jogador de linha, sem a necessidade de uso de camisa da mesma cor.

2 - Jogadores machucados que recebem atendimento em quadra, devem deixar o campo de jogo, regressando a partida apenas após o terceiro ataque de sua equipe. Entende-se por ataque, posse de bola.

3 - Após a sinalização do jogo passivo por parte da arbitragem, o time atacante pode realizar no máximo seis passes até a finalização ao gol. Caso constrário será revertida a posse de bola.

4 - Nos 30 segundos finais, os jogadores estarão sujeitos a aplicações mais rigorosas da regra, visando coibir faltas mais graves e ações anti esportivas. Exemplo: um atleta que impessa a cobrança do tiro livre do meio da quadra, por parte do adverário, nos 30 segundos finais, será excluído por 2 minutos e será marcado o tiro de 7 metros.

5 - Introdução do cartão azul. Sinalizando a desqualificação imediata do atleta do jogo, submetendo o mesmo a avaliação posterior da comissão disciplinária , a fim de estabelecer pena sobre a infração, podendo ser perda da seguinte ou mais partidas. Os cartões amarelo e vermelho continuam existindo.

Tais mudanças tem claremente o intuíto de deixar o jogo mais dinâmico e comercial. Não incontáveis as vezes que uma partida para, para que um atleta seja atendido, em que este claramente está forjando contusão, a fim de impedir o contra ataque aderversário.

A mudança da regra do jogo passivo, considero extremamente benefica. Nosso esporte sofre por ter muitos decisivos aspectos do jogo na interpretação da arbitragem. O novo formato coloca preto no branco, sem margem a diferentes visões do acontecido.

Perguntas interessantes