Desde a Antiguidade, espetáculos teatrais são realizados em espaços propriamente construídos para sua realização. Na Grécia, os espaços teatrais eram construídos na encosta das colinas, em formato semicircular, configurando o que conhecemos como semiarena. Quais os elementos que compõe esse espaço teatral e como ele favorece as apresentações que ali ocorrem?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O teatro grego teve origem na Grécia Antiga, por volta do século V. a.C, onde havia o costume dos cultos e oferendas aos deuses gregos. Com função social e cívica, o teatro e suas representações estavam associadas às festividades religiosas, sobretudo, às celebrações que saudavam o deus Dionísio.
Com celebrações que duravam seis dias, nas festas dionisíacas havia procissões e ditirambos. Os ditirambos eram cantos líricos entoados com o auxílio de fantasias e máscaras. Pouco depois essas manifestações evoluíram para a forma de representação inteiramente cênica, dando origem ao teatro.
Fazia parte do teatro grego espetáculos de mímica, dança, música, e recitação de poesias. O teatro foi muito importante para a cultura grega. Especialmente cultivado em Atenas, essa arte se espalhou por toda a área de influência grega, desde a Ásia Menor até a Magna Grécia e o norte da África.
O teatro grego marcou a História Antiga, influenciando, inclusive, os povos romanos, que levaram essa arte para suas províncias, tornando-a uma referência para a cultura ocidental até hoje.
Gêneros do teatro grego:Tragédia
Gênero mais antigo do teatro grego, a tragédia abordava temas associados à religião ou às sagas dos heróis. As tragédias eram compostas por cinco atos, nos quais os personagens eram deuses, reis ou heróis.
Os júris das tragédias eram compostos por cinco pessoas importantes da aristocracia. Nesse gênero destacaram-se Ésquilo, Sófocles e Eurípides.
Comédia
A comédia era um gênero que abordava fatos do cotidiano. Baseada na sátira, as comédias apresentavam críticas ao sistema político e às guerras. Considerada pelo críticos como um gênero inferior, a comédia só foi reconhecida meio século depois da tragédia.
Os júris da comédia eram formados por três pessoas da plateia. Entre os dramaturgos importantes desse gênero, destaca-se: Aristófanes e Menandro
ESPERO TER AJUDADO