Química, perguntado por LikaBarros3680, 1 ano atrás

Desde a Antigüidade, diversos povos obtiveram metais, vidro, tecidos, bebidas alcoólicas, sabões, perfumes, ligas metálicas, descobriram elementos e sintetizaram substâncias que passaram a ser usadas como medicamentos. No século XVIII, a Química, a exemplo da Física, torna-se uma ciência exata. Lavoisier iniciou na Química o método científico, estudando os porquês e as causas dos fenômenos. Assim, descobriu que as transformações químicas e físicas ocorrem com a conservação da matéria. Outras leis químicas também foram propostas e, dentre elas, as ponderais, ainda válidas. Com base nas leis ponderais, pode-se afirmar que, segundo: I a Lei da Conservação da Massa (Lavoisier), 1,0 g de Ferro ao ser oxidado pelo Oxigênio, produz 1,0 g de Óxido Férrico; II a Lei da Conservação da Massa, ao se usar 16,0 g de Oxigênio molecular para reagir completamente com 40,0 g de Cálcio, são produzidas 56 g de Óxido de Cálcio; III a Lei das Proporções Definidas, se 1,0 g de Ferro reage com 0,29 g de Oxigênio para formar o composto Óxido Ferroso, 2,0 g de Ferro reagirão com 0,87 g de Oxigênio, produzindo o mesmo composto; IV a Lei das Proporções Múltiplas, dois mois de Ferro reagem com dois mois de Oxigênio para formar Óxido Ferroso; logo, dois mois de Ferro reagirão com três mois de Oxigênio para formar Óxido Férrico. Assinale a opção correta. (A) As afirmativas I e II estão corretas. (B) A afirmativa II está correta. (C) As afirmativas II e III estão corretas. (D) As afirmativas II e IV estão corretas. (E) A afirmativa III está correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
165
   Olá! Vamos julgar as afirmativa feitas :

I a Lei da Conservação da Massa (Lavoisier), 1,0 g de Ferro ao ser oxidado pelo Oxigênio, produz 1,0 g de Óxido Férrico; - Falso, irá formar uma massa maior de óxido férrico, já que o oxigênio está envolvido também.

II a Lei da Conservação da Massa, ao se usar 16,0 g de Oxigênio molecular para reagir completamente com 40,0 g de Cálcio, são produzidas 56 g de Óxido de Cálcio; - Verdadeira, nessa questão sim há uma conservação das massas, uma vez que a quantidade de massa utilizada nos produtos é formada nos reagentes.


III a Lei das Proporções Definidas, se 1,0 g de Ferro reage com 0,29 g de Oxigênio para formar o composto Óxido Ferroso, 2,0 g de Ferro reagirão com 0,87 g de Oxigênio, produzindo o mesmo composto; - Falso,
como a própria lei diz, são proporções definidas - o dobro da massa de ferro irá reagir com o dobro da massa de oxigênio, o que não está ocorrendo no enunciado.

IV a Lei das Proporções Múltiplas, dois mois de Ferro reagem com dois mois de Oxigênio para formar Óxido Ferroso; logo, dois mois de Ferro reagirão com três mois de Oxigênio para formar Óxido Férrico. - Verdadeira,
o enunciado segue as proporções definidas para se formarem os óxidos tanto férrico, de maior número de oxidação, quanto o ferroso, de menor número de oxidação.

   Portanto, podemos afirmar que as sentenças II e IV estão corretas, sendo verdadeira a alternativa D.
Respondido por larissamiranda016
57

Resposta:

1-B

2-A

Explicação:

Acabei de fazer no Google Classroom e acertei ...

Perguntas interessantes