Filosofia, perguntado por stefanyborges1, 6 meses atrás

Desde a antiguidade até os dias de hoje, busca-se entender a arte do bem viver baseando-se nas virtudes. A virtude como um saber viver, segundo Aristóteles, na Ética a Nicômaco (2001) é o que vai garantir ao ser humano a felicidade, são as atitudes cotidianas que tornam o homem bom e lhe permite cumprir bem as suas atividades na sociedade, atingindo assim a finalidade da existência como humano, que é a de ser feliz. Aristóteles (2001), destaca que para uma pessoa ser virtuosa deve viver segundo essas virtudes: temperança, prudência, nobreza, grandeza, autonomia, coragem, bondade e justiça. Baseando-se nessas virtudes e vivendo na mediania, ou seja, o equilíbrio nas suas escolhas, o homem se aproxima da finalidade de sua existência que é a busca da felicidade.

Tomando como base o texto acima, analise as afirmativas abaixo:
I - Aristóteles apresenta a estrutura do processo deliberativo: as decisões são sempre sobre os meios possíveis para alcançar um fim estabelecido.
II - Não se pode ensinar virtudes ao ser humano, estas são vivenciadas em seu cotidiano e assim absorvidas.
III - A virtude é um conceito descrito pelos filósofos como essencial para a busca da felicidade.

É correto o que se afirma em:

a. I, apenas.
b. II, apenas.
c.I e II, apenas.
d. I e III, apenas.
e. I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por cvps98965
0

Resposta:

i apenasgdeyutee67jfdstu


stefanyborges1: não entendi!!
Respondido por PegasoDemigod
3

Resposta:

d. I e III, apenas

Explicação:

Para Aristóteles, havia a necessidade de harmonia entre a razão e os sentidos. Prazer e razão. Ao passo que a felicidade é a virtude.

Para Aristóteles, o homem encontra virtudes prontas que são transmitidas pela vida em sociedade e, essas virtudes têm validade e consentimento universal (por exemplo: prudência, generosidade). Assim, a atitude ética não surge dos julgamentos, mas é adquirida pela prática, exercício, hábito e aprendizagem.

Perguntas interessantes