Pedagogia, perguntado por FlorMaia, 10 meses atrás

Desde 2014 tem-se desenvolvido uma proposta muito polêmica no meio educacional, a Base Nacional Comum Curricular, a qual tem por objetivo efetivar um currículo mínimo para os processos educacionais em todo o país. Depois de passar por algumas etapas, em função da constante rejeição às propostas, a BNCC tem sofrido críticas contundentes por parte de várias associações de classe. A ANPUH (Associação Nacional de História) tem sido uma das mais críticas à proposta, chegando a publicar uma carta/manifesto em repúdio a ela em seu site acusando-a de ser anacrônica, ineficiente, reducionista e promotora de uma concepção de Tempo Histórico marcada por um nacionalismo arcaico. Em seu trecho final a carta afirma que:


“Ao invés de questionar cronologias, o currículo da BNCC traz visões distorcidas do passado, como se toda a história anterior às expansões marítimas modernas não estabelecesse relação com o próprio significado que adquire a América neste cenário. No conteúdo da BNCC, a formação territorial e nacional não se conecta com a história global, como se ideias, pessoas e objetos não circulassem. ”


A partir desse contexto, ao relacionar as críticas da ANPUH quanto ao anacronismo e reducionismo da BNCC expressas em seu texto final, podemos afirmar que a concepção historiográfica presente na base se caracteriza como sendo:

Escolha uma:
a.
Marxista, cuja historiografia se limita a discutir a desigualdade regional.

b.
Materialista, muito limitada às relações de produção e distribuição do capital.

c.
Positivista, de uma história fragmentada e vinculada às cronologias.

d. Fenomenológica, demasiadamente subjetiva e não democrática.
e.
Metódica, reducionista por negligenciar demasiadamente a história europeia.

Soluções para a tarefa

Respondido por isaholliveira
116

Resposta:

Positivista, de uma história fragmentada e vinculada às cronologias. Corrigido pelo AVA.

Respondido por lolodiniz
69

Resposta:

Positivista, de uma história fragmentada e vinculada às cronologias.

Explicação:

Corrigido pelo o AVA

Perguntas interessantes