Desde 1991, o observatório de Lund, na Suécia, vem estudando a possibilidade de construir telescópios ópticos extremamente grandes. Ultimamente, o observatório de Lund propôs a construção de um telescópio que deverá ter um espelho primário asférico (ou seja, aproximadamente parabólico) de 50 metros e uma óptica adaptativa completa. Esta consiste no processo pelo qual distorções (como aquelas que se originam por causa da atmosfera da Terra) são removidas da imagem de um telescópio em tempo real. Um sistema de óptica adaptativa, em geral, sente primeiro a natureza da distorção e, então, usa um espelho flexível, controlado por computador, para corrigir a imagem do objeto que está sendo observado. A grande vantagem de um sistema de óptica adaptativa é que ele fornece a capacidade de vermos detalhes muito mais refinados do que seria possível normalmente, usando telescópios baseados na Terra, que não possuem esse sistema. Esse telescópio extremamente grande pesará, aproximadamente, 5000 toneladas e terá cerca de 100 metros de altura.
Disponível em: www.on.br (Observatório Nacional).
Com base em seus conhecimentos sobre Óptica Geométrica, analise as afirmativas a seguir:
Um dispositivo óptico que, quando imerso no ar, forma imagem virtual reduzida de um objeto real pode ser uma lente divergente de vidro.
Para visualizar o próprio rosto, com mais detalhes, ou seja, observar uma imagem ampliada do rosto, costuma-se usar um espelho convexo.
Ao passar do vidro para o ar, a velocidade de um raio de luz monocromática aumentou 50%. Nessas condições, o índice de refração do vidro em relação ao ar é 1/2.
Na passagem da luz de um meio mais refringente para outro menos refringente poderá ocorrer a reflexão total.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I e IV.
I e II.
I, III e IV.
II e III.
II e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
I e IV.
Explicação:
Perguntas interessantes
Inglês,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás