Desde 1934, os Estados Unidos expandiam seus contatos militares com o Brasil. Logo no início daquele ano, o Secretário da Guerra, George H. Dern, designou o Tenente-Coronel Rodney H. Smith e o Capitão William D. Hohenthal para compor a Missão Militar, encarregada de desenvolver o Serviço de Artilharia de Costa do Brasil. E, pouco tempo depois, nomeou o Major Lehman W. Miller para exercer a função de instrutor do Curso de Construção Técnica do Exército Brasileiro. Oswaldo Aranha, como Embaixador, estabeleceu também outros vínculos, obtendo, em 1936, a assistência da Marinha americana para a construção, no Brasil, de 3 destroyers de 1.500 toneladas, com material e planos fornecidos pelos Estados Unidos." Fonte: BANDEIRA, Moniz. Presença dos Estados Unidos no Brasil: Dois séculos de história. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro. 1975, p. 264. O trecho acima faz referência às relações militares entre Brasil e Estados Unidos. Tendo em conta a importância dessas relações ao longo da história, avalie se as afirmações abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (f) e, depois, assinale a alternativa que apresente a sequência correta:
( ) Apesar da importância histórica da cooperação militar entre Brasil e Estados Unidos, no século XXI o governo brasileiro tem privilegiado as relações com as potências emergentes no setor, como o Irã, e dado pouca importância para as relações com o governo norte-americano na área de segurança e defesa.
( ) As relações entre Brasil e Estados Unidos são marcadas pela convergência dos interesses e das preocupações de ambos os países, no que concerne à segurança da América Latina.
( ) O ordenamento multipolar do sistema internacional na atualidade tem elevado as dificuldades nas relações entre Estados Unidos e Brasil. No entanto, o Estados Unidos ainda é o país mais importante para a política de defesa brasileira.
( ) No decorrer da história norte-americana, o cenário interno pouco afetou as decisões e posicionamentos desse país sobre a sua defesa. Portanto, as relações militares entre Estados Unidos e Brasil foram pouco afetadas pelos interesses das elites norte-americanas.
(A) V V F F
(B) V V F V
(C) F F V F
(D) F F V V
(E) F V F V
Alguem pode me ajudar ?
Soluções para a tarefa
(F) Irã não é o principal parceiro.
(F) Explicação: As relações entre Brasil e Estados Unidos são marcadas pela divergência dos interesses.
(V)
( F ) Explicação: As dimensões políticas internas de ambos são suscetíveis a mudanças drásticas de orientação.
Agradeço se deixar um feedback
A sequência correta é a F F V F. O poderio militar estadunidense é bastante grande e sem dúvida é uma das maiores potências no mundo juntamente com outros países como a Rússia e o Irã.
Assim, é importante observar o contexto histórico e sociológico nas relações internacionais para que possamos de fato compreender essas relações e planos para que então o contexto político-militar seja de fato compreendido de maneira a observar os interesses das nações envolvidas.